Brasil recebe tocha, e Nuzman diz que 'Rio está pronto para fazer história'

A grande ausência na delegação brasileira foi o prefeito Eduardo Paes

© Divulgação

Esporte Grécia 27/04/16 POR Folhapress

O presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e chefe do comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, recebeu nesta quarta-feira (27) a tocha olímpica das mãos do chefe do comitê grego, Spyros Capralos, em cerimônia no Estádio Panathinaiko, sede dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896.

PUB

"Quando fomos premiados com a honra de receber os Jogos [em 2009], foi um momento que nunca esqueceremos. Meu amigo Capralos estava lá. Vamos repetir o que dissemos: o Rio está pronto para fazer história", disse Nuzman em seu discurso antes da entrega.

A grande ausência na delegação brasileira foi o prefeito Eduardo Paes (PMDB). Ele voltou para o Brasil após a queda de parte da ciclovia Tim Maia, que deixou dois mortos na quinta-feira (21), mesmo dia em que participava do acendimento da tocha na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos.

Paes cogitou voltar a Atenas para a cerimônia de passagem da chama, mas desistiu. Inicialmente, a assessoria da prefeitura informou que nenhum representante de Paes viria a Atenas. No entanto, o procurador-geral do Rio, Fernando Dionísio, participou do evento em nome do prefeito.

Estiveram presentes o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, e o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso.

É comum o presidente do comitê organizador do país-sede dos Jogos ser designado para a passagem da chama, mas normalmente as delegações são mais robustas que a brasileira. Em 2012, a princesa Anne (filha de Elizabeth 2ª) recebeu o fogo olímpico como presidente do comitê de Londres e estava acompanhada do prefeito, Boris Johnson, e do ex-capitão da seleção inglesa de futebol David Beckham.

Além de Paes não ter ido, o Rio não foi representado por nenhum atleta brasileiro.

Foi a segunda ausência de uma autoridade brasileira nas festividades olímpicas na Grécia. A presidente Dilma Rousseff era esperada para o acendimento da tocha na semana passada, mas no início do mês anunciou que não compareceria por causa do processo de impeachment, cuja votação na Câmara ocorreu quatro dias antes da cerimônia.

Depois de Atenas, a chama olímpica segue de avião para Genebra, na Suíça, onde será exposta em evento na sede da ONU na sexta-feira (29). A chegada a Brasília será no dia 3 de maio, quando começará o revezamento da tocha em 329 cidades do país. O Rio a receberá apenas no dia 4 de agosto, na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 17 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 11 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 12 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 17 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 10 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 13 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

politica Bolsonaro Há 17 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 19 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário