Áustria poderá decretar "estado de emergência" migratório

O texto, elaborado há vários meses e muito criticado pelas ONG e parte da oposição, é considerado dos mais restritivos da Europa

© Getty Images

Mundo Parlamento 27/04/16 POR Noticias ao Minuto

O parlamento austríaco adotou nesta quarta-feira (27) uma lei que prevê a possibilidade de decretar "estado de emergência" migratório para limitar drasticamente o direito de asilo, num contexto de subida da extrema-direita num país que acolheu 90.000 refugiados em 2015.

PUB

O texto, elaborado há vários meses e muito criticado pelas ONG e parte da oposição, é considerado dos mais restritivos da Europa, apenas podendo ser equiparado ao aprovado na Hungria. Em certas circunstâncias, prevê o bloqueio dos migrantes nas fronteiras, sem que lhe seja permitida a possibilidade de formular um pedido de asilo.

De acordo com o novo regime, que será aplicado quando for considerado que os serviços do Estado estão sendo"ultrapassados", todos os solicitadores de asilo, incluindo sírios e iraquianos, serão remetidos para as fronteiras, caso não consigam provar que eram perseguidos em seus países de origem.

A nova lei, aprovada por 98 votos contra 67, limita ainda a três anos a concessão inicial do direito de asilo, uma medida já em vigor em outros países europeus como a Alemanha. O reagrupamento familiar é ainda restringido aos beneficiários de proteção social através de subsídio, um estatuto menos favorável que o asilo e sobretudo relacionado com os afegãos.

"Não podemos acolher toda a miséria do mundo", explicou o novo ministro do Interior Wolfgang Sobotka, assegurando que o Governo "não atua por prazer, mas porque outros países não fazem o seu trabalho" em matéria de controle de migrantes.

Situado no cruzamento dos Balcãs e da Itália, as duas principais rotas migratórias da Europa, a Áustria foi atravessada em 2015 por centenas de milhares de refugiados. Acolheu cerca de 90.000, mais de 1% da sua população, tendo sido apenas ultrapassada pela Suécia entre os 28 Estados-membros da União Europeia (UE).

Para 2016, Viena fixou um limite de 37.500 solicitações suplementares de asilo, assegurando que as suas capacidades de integração atingiram a saturação.

A grande coligação governamental do chanceler social-democrata Werner Fayman e do vice-chanceler conservador Reinhold Mitterlehner, muito elogiada no outono pela sua atitude de abertura no auge da crise dos refugiados, endureceu de seguida a sua política e de forma drástica, num contexto de subida eleitoral do Partido da Liberdade da Áustria (FPO, extrema-direita).

No domingo, o candidato FPO, Norbert Hofer, 45 anos, obteve a primeira posição no primeiro turno das presidenciais ao recolher 35% dos votos. Os dois partidos no poder foram eliminados por uma candidata ecologista, que vai disputar o segundo turno.

Na terça-feira Viena anunciou um reforço de 1,3 mil milhões de euros, destinado às Forças Armadas, e 1,1 mil milhões para a polícia, com o objetivo de reforçar a proteção das fronteiras. O Governo prometeu ainda debloquear outros 500 milhões para a integração.

Na Áustria, de acordo com o ministério do Interior, o fluxo diário de migrantes caiu para 150 por dia, e na sequência do encerramento da rota dos Balcãs e a aplicação do acordo UE-Turquia, em março. Desde o início de 2016 Viena registou 18.000 pedidos de asilo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

justica São Paulo Há 23 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 23 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 23 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama AYRTON-SENNA Há 19 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Guaíba chega a 4,96 metros e atinge o maior nível de sua história

fama MADONNA-AMORES Há 18 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows