Ministério da Saúde quer vacinar 120 mil indígenas

“O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação deles, incluindo os que vivem em populações isoladas”

© DR

Brasil Vacinação 28/04/16 POR Agência Brasil

Todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do país iniciam, no próximo sábado (30), a imunização de cerca de 120 mil indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 mil profissionais foram destacados para a operação, que conta com 202 mil doses de diferentes vacinas.

PUB

Com informações da Agência Brasil, “O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação dos índios, incluindo os que vivem em populações isoladas”, informou o ministério, por meio de nota. A cerimônia de abertura do mês de vacinação será na aldeia Ypegue, no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. A ação é parte da Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Ainda de acordo com o ministério, os indígenas devem receber doses de vacinas contra hepatite A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, varicela, formas graves de tuberculose, gastroenterites causadas por rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), influenza, pneumonias, meningites e outras infecções bacterianas graves.

“A ideia é intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até 4 anos, mulheres em idade fértil e idosos que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas também definirão quais as áreas prioritárias de suas regiões”, acrescentou o Ministério da Saúde.

Logística e transporte

Os investimentos previstos para a operação somam mais de R$ 4 milhões, incluindo recursos para logística, transporte e imunobiológicos. Mais da metade da equipe envolvida na vacinação é composta por agentes indígenas de saúde e de saneamento.

Também participam profissionais que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Em 2015, foram aplicadas 141 mil doses de vacinas em 115.863 indígenas de 849 aldeias. Além da imunização, foram realizadas avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, consultas de pré-natal e exames laboratoriais e clínicos, totalizando mais de 100 mil atendimentos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Bioparc Há 7 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 10 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 10 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 9 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

lifestyle Peso Há 9 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

mundo Polícia Há 1 Hora

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

fama Hilary Duff Há 10 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 9 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 10 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja