Juíza proíbe assembleia na faculdade de direito da UFMG

A ideia da reunião era falar sobre o impeachment de Dilma Rousseff e saber o posicionamento dos estudantes e o que poderia ser feito.

© Divulgação

Brasil Negativa 30/04/16 POR Notícias Ao Minuto

A juíza Moema Miranda Gonçalvez, da 9ª Vara Cível d Belo Horizonte, Minas Gerais, suspendeu uma assembleia convocada pelo Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

PUB

A ideia da reunião era falar sobre o impeachment de Dilma Rousseff e saber o posicionamento dos estudantes e o que poderia ser feito. 

“Nós fomos surpreendidos com um oficial de justiça dizendo que não poderíamos convocar a assembleia. Essa juíza impediu a realização da reunião, que é um direito constitucional, e ainda censurou possíveis discussões sobre o assunto”, disse a presidente do Caap, Ana Carolina Oliveira, ao site G1.

A liminar acatou uma denúncia feita por dois alunos, Maria Clara Mota e Tulio Campos, que alegaram que o CAAP vem sendo usado como aparelhamento partidário, e que o mesmo já não representa mais os alunos.  Eles alegam que a assembleia foi feita às pressas com o “intuito de aprovar uma greve estudantil contra o impeachment”. 

De acordo com Ana Carolina, as acusações são falsas: “Seria um debate. Eu acredito que os estudantes de direito têm argumentos políticos e jurídicos sobre o assunto. O nosso intuito quanto centro acadêmico é promover o debate. Não temos envolvimento com  partido algum”, disse. 

Por causa da repercussão, Maria Clara e Tulio desistiram da ação. Em nota publicada neste sábado, eles alegam que não queriam prejudicar o centro acadêmico e nem fazer com que não existam reuniões. 

“Acreditamos que após esta repercussão não haverá nenhuma tentativa de votação de greve ou de qualquer outra matéria de tamanha importância sem que o corpo discente seja devidamente informado. Isto faz com que nosso principal objetivo tenha sido alcançado”, diz a nota.

Na liminar, a juíza ale declara “a nulidade da convocatória da AGE (Assembleia Geral) feita pela entidade ré” e determina que a parte ré “abstenha-se de convocar AGE para tratar de assuntos relacionados ao impedimento da Presidente da República, por fugir às suas atribuições estatutárias, e que se abstenha de deflagrar qualquer tipo de movimento grevista estudantil com motivação político-partidária”.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)