Órgão eleitoral deve concluir contagem de assinaturas contra Maduro

O anúncio foi feito dois dias depois de a oposição ao presidente entregar 1,8 milhão de firmas ao órgão

© DR

Mundo VENEZUELA 04/05/16 POR Folhapress

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena, disse nesta quarta-feira (4) que o resultado da contagem das assinaturas da primeira fase do referendo contra Nicolás Maduro deverá ser entregue na terça (10).

PUB

O anúncio foi feito dois dias depois de a oposição ao presidente entregar 1,8 milhão de firmas ao órgão. O número é nove vezes maior que o 1% do eleitorado -ou 195.721 pessoas- exigido nesta primeira etapa.

Segundo Lucena, a conferência das assinaturas é feita em 24 mesas onde serão colocadas as 80 caixas de formulários. O processo será acompanhado por representantes da coalizão Mesa de Unidade Democrática e do chavismo.

Para ela, a participação da comissão indicada pelo presidente no processo é um direito. "Verificaremos suas atribuições como eleitoras e eleitores, assim como todos os elementos da lei, que lhes dá o direito de acompanhar a solicitação".

A oposição havia criticado o órgão eleitoral por permitir a comissão chavista. Para os adversários de Maduro, a intenção do governo é ter uma lista negra, assim como no referendo revogatório do mandato de Hugo Chávez em 2004.

Eles também acusaram o órgão eleitoral de atuar em favor do chavismo, o que foi negado por Lucena. "Este poder não atua por chantagem de ninguém. O poder eleitoral deve seguir a Constituição e a lei", disse.

A presidente criticou ainda a campanha feita nas redes sociais para desacreditar a instituição, liderada principalmente por opositores, e disse que não permitirá abusos de nenhum dos lados no referendo revogatório.

Depois da análise das assinaturas, os signatários deverão comparecer às sedes do Conselho Nacional Eleitoral para a confirmação. O processo, que durará três dias, será feito a partir das impressões digitais dos eleitores.

Com a primeira etapa aprovada, a Mesa de Unidade Democrática terá que recolher as firmas de 20% do eleitorado -ou 3.914.428 pessoas0 para conseguir desatar o referendo, conforme previsto na Constituição.

A coalizão opositora afirma ter hoje o apoio de 4 milhões de pessoas para retirar Nicolás Maduro. Se forem confirmadas as assinaturas, o órgão eleitoral convocará o referendo em 90 dias.

Para que Maduro seja destituído, serão necessários mais de 7.587.533 eleitores, votação obtida pelo presidente na eleição de 2013. Isso representa 50,6% dos eleitores.

Se depender da popularidade do presidente, o número deverá ser alcançado. Segundo o instituto Datanálisis, a reprovação ao governo de Maduro chega a 71,5%.

MINISTROS

O cronograma é divulgado horas após o presidente ter um novo embate com seus adversários. Na noite de terça (3), ele fez um decreto limitando os poderes da Assembleia Nacional para destituir ministros.

A Casa, dominada desde janeiro pela oposição, aprovou em 28 de abril moção de censura ao titular da Alimentação, Rodolfo Marco Torres, que se recusou a prestar contas ao Legislativo sobre a crise de desabastecimento no país.

A medida impedindo a retirada de ministros continua válida até o fim da emergência econômica decretada por Maduro em janeiro, que vale até 15 de junho. O presidente do Legislativo, Henry Ramos Allup, criticou a decisão.

"Os problemas do país se agravam e a união entre Miraflores [sede do Executivo], o Tribunal Supremo de Justiça e o Alto Comando das Forças Armadas violam a Constituição e zombam do povo", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 8 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 10 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 8 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 9 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 8 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 10 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 7 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 7 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens