Consumo de energia no País sobe 8,4% em abril; geração avança 8,1%

As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

© Reuters

Economia Eletricidade 05/05/16 POR Estadao Conteudo

O consumo de energia elétrica no País cresceu 8,4% em abril na comparação com igual mês do ano passado, enquanto a geração subiu 8,1%, segundo dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 30. As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

PUB

Conforme a Câmara, a análise do desempenho da geração indica a entrega de 65.904 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em abril. A produção das usinas eólicas cresceu 122,5% no período e alcançou 3.300 MW médios, montante duas vezes superior ao gerado no ano passado. A geração térmica, por sua vez, caiu 22,9%, principalmente pelo desligamento das termelétricas de custo mais elevado. Já a produção hidráulica (49.964 MW médios), incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), cresceu 16,9% com representatividade de 75,8% sobre toda energia produzida no País, índice 5,1 pontos percentuais superior ao registrado em 2015.

A CCEE aponta ainda que o consumo de energia, influenciado pelas altas temperaturas na região Sudeste, pela presença de feriados na medição e da plena interligação do sistema Manaus ao SIN, somou 63.465 MW médios, aumento de 8,4% na comparação com o ano passado. O incremento foi registrado tanto no mercado cativo (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (+10,5%), quanto no mercado livre (ACL), no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores (+2,1%).

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (+24%), bebidas (+23%) e alimentício (+20%) registraram os maiores índices de aumento no consumo. A retração, por sua vez, foi maior nos ramos de extração de minerais metálicos (-22%) e químico (-6,7%).

A CCEE também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) gerem, até a sexta semana de abril, o equivalente a 95,2% de suas garantias físicas, ou 48.639 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este porcentual foi de 97,1%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes