Perder peso é a solução? Nem sempre

Muitas pessoas com excesso de peso ou que sofrem de obesidade acreditam que basta perder para que todos os seus problemas se resolvessem. Porém há coisas que a perda de peso não resolve

© Pixabay

Lifestyle Bem Estar 05/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Você acha que se perdesse peso seria mais confiante? As coisas não funcionam bem assim e provavelmente você pode estar usando o excesso de peso como desculpa para não avançar e investir na sua vida.

PUB

Por isso, em vez de planejar os seus objetivos para depois de perder peso, trabalhe agora e tente perder peso durante ou depois desse processo.

O site Prevention falou com especialistas e revela as cinco coisas que o fato de perder peso não resolve:

1. A sua relação com a comida. Perder peso é só o início da aprendizagem que terá de fazer para comer melhor e ter um estilo de vida mais saudável. Mesmo que siga uma dieta, pratique exercício físico e consiga perder peso, é preciso trabalhar a 'fome emocional' que pode pôr em risco todo o esforço feito. Melhorar a sua relação com a comida não depende dos quilos perdidos, mas da aprendizagem interior que terá de fazer.

2. A sua vida amorosa. Se a sua relação amorosa não está funcionando bem com o peso que você tem atualmente, não vai melhorar depois de perder peso. Aliás, o mais provável até é que piore. A psicóloga Terese Weinstein Katz explica que “é comum que o parceiro fique ciumento e ressentido quando o seu mais que tudo está mudando a forma como come e cuida de si”. A melhor forma de minimizar esta reação é ser transparente em relação aos motivos que o levam a querer perder uns quilinhos e tentar acalmar as preocupações do seu parceiro.

3. O seu trabalho. Candidate-se ao emprego dos sonhos agora, não quando perder 10kg. Deixar a sua vida pendente por causa do peso só o vai fazer perder oportunidades.

4. Problemas de depressão e/ou ansiedade. Muitas pessoas com este tipo de problemas e excesso de peso acreditam que é o peso extra que os deixa assim e que se perderem esses quilos os sintomas de depressão e ansiedade desaparecerão. Não é bem assim! Estes problemas devem ser tratados e acompanhados por um especialista.

5. A sua auto-estima. Claro que perder alguns quilos pode contribuir para aumentar a sua auto-estima, mas depende muito mais da forma como você se vê e como fala de si. Sem mudar a perspetiva negativa que você tem sobre si mesmo e começar a se dar valor, nem os quilos perdidos vão melhorar a auto-estima o suficiente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 22 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 23 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil Vírus Há 22 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

mundo Espanha Há 19 Horas

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

fama TONY-RAMOS Há 20 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia

mundo VOLODIMIR-ZELENSKI Há 19 Horas

Nova frente de ataque da Rússia pode ser apenas primeira onda, diz Zelenski

esporte Bastidores Há 17 Horas

Flamengo multa Gabigol e tira a 10 do atacante após foto com camisa do Corinthians

esporte Futebol Há 22 Horas

Emocionado, Cássio se despede no Corinthians: 'Serei eternamente grato por tudo'

lifestyle Inteligência Há 22 Horas

Você é mais inteligente do que pensa - e essas coisas podem provar!