A poucos dias da votação, aprovação de Dilma é a maior em um ano

No entanto, segundo o Terra, o estudo demonstra que a desaprovação ao governo federal é de 77,6%

© Reuters

Política Impeachment 07/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Com a proximidade da votação da admissibilidade do processo de impeachment pelo Senado, o governo Dilma Rousseff é aprovado por 18,2%, de acordo com a Paraná Pesquisas feita com exclusividade para O Financista .  

PUB

Realizada entre 30 de abril e 04 de maio, a enquete entrevistou 1.204 eleitores com 16 anos ou mais na cidade de São Paulo. No entanto, segundo o Terra, o estudo demonstra que a desaprovação ao governo federal é de 77,6%. Outros 4,2% não souberam ou não quiseram opinar. 

Destaca-se que aprovação da petista é maior que a das duas pesquisas anteriores. Em junho do ano passado, 10,4% dos participantes aprovavam a gestão de Dilma; em agosto de 2015, a taxa teve queda e chegou a 8,3%. Isso significa dizer que, desaprovavam a presidente 87,6% em junho e 89,1% em agosto. 

Os entrevistados com 60 anos ou mais são os maiores apoiadores da presidente, com 21,8% de aprovação e 73,9% de desaprovação. Em contrapartida, os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos, são os que mais a reprovam: 80,1%. 

A Paraná Pesquisas ainda destaca, em relação a escolaridade, os entrevistados com ensino fundamental são as que mais aprovam Dilma, com 21,9%. Já o grupo com maior reprovação é o que cursou ensino superior: 81,7%. 

Com renda ou sem renda? 

O mercado de trabalho é um dado que causa divisão entre os entrevistados. Os que integram a População Economicamente Ativa (PEA), 17% aprovam e 79% desaprovam o governo da petista. A PEA é definida pelo IBGE como a população que está ocupada (empregados com carteira assinada ou não; autônomos e empresários), ou que está ativamente engajada em encontrar uma fonte de renda (desempregados em busca de recolocação e jovens procurando seu primeiro emprego). Em agosto de 2015, a PEA do Brasil somava mais de 24 milhões de pessoas. 

Os brasileiros que integram a População Não Economicamente Ativa (PNEA), 20,6% aprovam Dilma e 74,6% reprovam. A PNEA é formada por aqueles que não possuem fonte própria de renda, nem estão engajados em encontrá-la, como estudantes, donas e donos de casa. Em agosto do ano passado, a PNEA era estimada pelo IBGE em cerca de 19 milhões de pessoas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 21 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 21 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda