Canadense de 15 anos descobre cidade dos Maias desconhecida

William Gadoury, de Saint-Jean-de-Matha, Québec, diz em sua teoria que os pré-colombianos escolhiam os locais para estabelecerem suas cidades baseando-se nas constelações de estrelas

© Victor Ruiz Garcia/Reuters

Mundo Gênio 10/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Um adolescente canadense de 15 anos desenvolveu uma nova explicação para a civilização pré-colombiana. Segundo o Le Journal, de Montreal, William Gadoury, de Saint-Jean-de-Matha, Québec, diz em sua teoria que os pré-colombianos escolhiam os locais para estabelecerem suas cidades baseando-se nas constelações de estrelas.

PUB

Como informa o jornal, o jovem descobriu que 117 cidades daquela civilização estavam localizadas em lugares correspondentes às 22 constelações usadas pelos maias. O estudante da Académie Antoine Manseau não parou por aí e começou a analisar uma 23ª constelação usada pelos maias, que continha apenas três estrelas e a localização de duas dessas três correspondia à posição de duas cidades, o que levou o jovem a considerar a, o que foi confirmado por imagens de satélites de agências exatamente no local identificado pelo jovem.

Gadoury virou "celebridade na Nasa, na agência espacial do Japão e ganhou o primeiro prêmio na Exposição de Ciência do Québec, além de ter sido convidado para uma apresentação na Agência Espacial do Canadá.

A teoria de sobreposição das constelações às cidades desenvolvida pelo jovem se aplica às civilizações asteca, inca e harapa (no Paquistão). Ele batizou a cidade que descobriu de K’ÀAK ‘CHI’, que significa “boca de incêndio”.

“Não entendia porque é que os maias construíram as suas cidades longe dos rios, em terras pouco férteis e nas montanhas. Tinha que existir outra razão”, disse William Gadoury ao jornal canadense.

A cidade recém-descoberta fica em plena selva mexicana e ainda não foi visitada, não pela falta de interesse, mas pela falta de recursos.

“É sempre por uma questão de dinheiro. Organizar uma expedição é terrivelmente caro”, disse Armand LaRocque, especialista em teledeteção da Universidade de Nouveau-Brunswick no Canadá ao jornal de Montreal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 11 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 8 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá