Trabalhadores da Ford em São Bernardo paralisam atividades por 24 h

A paralisação ocorre em meio a uma crise do mercado de veículos no Brasil, cujas vendas caem desde 2013

© DR

Economia Sindicato 09/05/16 POR Estadao Conteudo

Trabalhadores da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo decidiram paralisar a produção por 24 horas nesta segunda-feira, 9, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A decisão, segundo o sindicato, foi tomada em protesto à resistência da montadora em renovar medidas de ajuste como o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e o lay-off (suspensão temporária dos contratos).

PUB

A paralisação ocorre em meio a uma crise do mercado de veículos no Brasil, cujas vendas caem desde 2013. "Nós concordamos em discutir a competitividade, como fazemos sempre com as montadoras sediadas aqui no ABC, mas neste momento entendemos que fazer isso é justamente continuar utilizando mecanismos como PPE e lay-off", afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques, para os cerca de quatro mil trabalhadores presentes na assembleia em que a decisão foi tomada.

Marques afirmou também que a situação enfrentada hoje pela Ford é resultado ainda de uma série de erros cometidos pela própria empresa. "A Ford é uma das montadoras que mais importam peças. Quando o dólar começou a inverter a tendência, abordamos esse assunto com a fábrica e sugerimos que ela montasse uma equipe para nacionalizar as peças, pois seria bom para a empresa e para o País. Isso não foi feito e, hoje, com o dólar alto, o custo das peças importadas pesa bastante", disse.

Em nota, a Ford afirmou que está em negociação com os sindicalistas para tratar da queda no volume de produção da indústria automotiva e os consequentes impactos na força de trabalho da empresa.

A partir de amanhã, haverá novas rodadas de negociação entre o sindicato e a empresa. Marques, do sindicato, tem a expectativa de que se possa construir uma negociação em novas bases. "Nossa paralisação de hoje foi um alerta à direção. Queremos construir alternativas conjuntas, de forma responsável, mas os trabalhadores estão deixando claro que estão dispostos a lutar pela manutenção dos seus empregos e direitos", ressaltou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 17 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 19 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 19 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 19 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 18 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 20 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor