Maduro chama embaixador de volta a Caracas

O processo de impeachment da presidente é visto como uma catástrofe para o chavismo

© Reuters

Mundo GOVERNO 13/05/16 POR Folhapress

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite desta sexta-feira (13) que convocou o embaixador venezuelano no Brasil de volta à Venezuela em represália ao que Caracas considera um "golpe de Estado" contra Dilma Rousseff.

PUB

"Pedi ao nosso embaixador no Brasil, Alberto Castelar, que voltasse. Me reuni com ele, estivemos avaliando esta dolorosa página da história do Brasil. [Foi] uma jogada totalmente injusta contra uma mulher que foi a primeira presidente que o Brasil teve", disse Maduro em cadeia nacional de rádio e TV a partir do palácio de Miraflores, em Caracas.

Não está claro se a retirada é definitiva, o que representaria um congelamento das relações, nem se o embaixador venezuelano voltou a Caracas nesta sexta (13) ou no dia anterior, quando o Senado Federal brasileiro aprovou o afastamento de Dilma.

O processo de impeachment da presidente é visto como uma catástrofe para o chavismo, que manteve intensas relações comerciais e políticas com o governo petista, apesar do esfriamento desde o fim da Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Nesta sexta (13), pouco mais de 24 horas após a troca na chefia dos ministérios pelo presidente interino, Michel Temer, o Itamaraty divulgou duas notas criticando países e órgãos internacionais que questionaram a legalidade do afastamento da presidente Dilma.

"O Ministério das Relações Exteriores rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, assim como da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil", afirma uma das notas. "Esse processo se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição federal."

A chefia do Itamaraty foi assumida pelo senador José Serra, em substituição ao diplomata Mauro Vieira. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

mundo França Há 23 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo EUA Há 22 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

justica Goiânia Há 7 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 5 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

politica Emergência Médica Há 22 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

fama LUÍSA-SONZA Há 23 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

mundo Guerra Há 3 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

fama Reality Show Há 22 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24