Fiat obtém liminar que assegura fornecimento de peças

Com a paralisação, os 18 mil trabalhadores da Fiat ficaram em casa entre segunda-feira e esta quarta-feira

© Reuters

Economia Remuneração 18/05/16 POR Estadao Conteudo

A Fiat obteve liminar na Justiça, nesta quarta-feira, 18, que assegura o retorno, em 24 horas, do fornecimento de peças por parte das empresas Mardel e Tower, do grupo Keiper/Prevent. O fornecimento para a fábrica de Betim, em Minas Gerais, foi interrompido na última quinta-feira, o que obrigou a montadora a suspender a sua produção na segunda-feira. Com a liminar, a produção deve voltar nesta quinta-feira, 19.

PUB

Segundo a Fiat, as empresas do grupo Keiper/Prevent, quando souberam da ação judicial, fizeram contato com a montadora para a retomada do fornecimento de componentes e estruturas metálicas soldadas. "A Fiat irá acompanhar a partir de agora se o fornecimento será realmente retomado dentro da normalidade, como determinou a Justiça", diz nota da montadora. De acordo com o texto, o ritmo de fabricação será retomado gradualmente, já que será preciso reorganizar a logística de produção, prejudicada pela interrupção.

Com a paralisação, os 18 mil trabalhadores da Fiat ficaram em casa entre segunda-feira e esta quarta-feira, 18. A montadora esclareceu, no entanto, que eles serão remunerados normalmente, como se tivessem trabalhado. Segundo a empresa, a paralisação também afetou diretamente a produção de dezenas de outros fornecedores, deixando mais de 50 mil trabalhadores sem atividade na região. A fábrica em Betim é a maior da Fiat no mundo.

Volkswagen

Ao entrar na Justiça, a Fiat segue o exemplo da Volkswagen, que teve problema semelhante com o grupo Keiper/Prevent. Na segunda-feira, as três fábricas da montadora no Brasil tiveram a produção paralisada em razão da falta de bancos e cerca de 10 mil funcionários ficaram sem trabalhar. Para retomar a produção, a Volkswagen obteve liminar, ainda na segunda-feira, que obrigava as empresas do grupo a voltarem a fornecer o produto em 24 horas.

No entanto, a Volkswagen informou hoje que os problemas de fornecimento persistem. A montadora calcula que, de março até hoje, foram perdidos 56 dias de produção. Com isso, cerca de 35 mil veículos deixaram de ser produzidos nesse período.

O grupo Keiper/Prevent alega que nunca houve descumprimento contratual. "Tanto é que, em 2015, o Poder Judiciário de São Paulo cassou todas as liminares e multas impostas à Keiper, justamente por entender que a Volkswagen deixou de cumprir todos os acordos com ela firmados, de tal sorte que a Keiper foi liberada de cumprir com as imposições determinadas judicialmente e que a penalizavam com multas desproporcionais", argumenta.

O grupo diz ainda que todas as paradas de fornecimentos de peças ocorridas foram sempre avisadas com antecedência, segundo nota enviada à imprensa. Além disso, afirma que a Volkswagen costuma descumprir acordos de recomposição, o que prejudica a eficiência e o custo de produção dos fornecedores. "Essa prática é extremamente danosa às empresas como um todo, além de ser maneira comum e corriqueira da Volkswagen", afirma.

A paralisação no fornecimento de peças, afirmou o grupo, ocorreu porque não houve uma solução "amigável". "Foi necessária para justamente preservar o grupo Keiper, não somente do ponto de vista de uma estrutura corporativa, mas também, e principalmente, de preservar os recursos humanos, já combalidos por muitas demissões oriundas dos baixos volumes de produção, assim como preservar sua integridade financeira para honrar seus compromissos junto aos fornecedores", diz.

Segundo a Keiper/Prevent, as liminares obtidas pela Volkswagen estão sob análise do Poder Judiciário. O grupo afirma também que as alegações da montadora se mostrarão "inverídicas" e poderão ser objeto de ações de reparação tanto de ordem moral quanto material. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo