Prefeitura do Rio suspende diálogo com professores

A prefeitura do Rio cancelou a reunião que estava marcada para hoje (23) com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) para negociar o fim da greve dos professores municipais, retomada na sexta-feira (20). )

© Agência Brasil

Brasil Eduardo Paes 23/09/13 POR Agência Brasil

Em nota, a prefeitura informa que fez “cerca de dez” reuniões com o sindicato, com a presença do prefeito Eduardo Paes em três delas, e que cumpriu todos os pontos acordados com a categoria, “inclusive o de enviar o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração para a Câmara de Vereadores”, entregue no dia 17.

PUB

“A prefeitura entende que, a partir de agora, a negociação e o debate devam ocorrer no âmbito do parlamento. Sendo assim, por determinação do prefeito Eduardo Paes, não há nenhuma reunião com o sindicato prevista para esta segunda-feira”, diz a nota.

A prefeitura acusa o Sepe-Rj de manter uma postura “partidarizada, intransigente e fechada ao diálogo” e informa que decidiu não negociar enquanto a categoria permanecer em greve. O governo municipal também pede que os professores retornem ao trabalho, “tendo em vista os ganhos obtidos nas negociações e o prejuízo causado aos alunos da rede municipal por mais dias sem aula”.

A coordenadora-geral do Sepe-RJ, Marta Moraes, lembra que o acordo assinado com o prefeito previa a participação do sindicato na elaboração do plano de cargos, o que não ocorreu. “Ele [o prefeito] rasgou o que ele próprio assinou, ele não aceitou as propostas do Sepe para o plano de cargos, entregou direto para a Câmara de Vereadores e deixou 90% da categoria de fora”, diz.

Quanto à decisão da prefeitura de desmarcar a reunião, Marta diz que o sindicato vai continuar pressionando para que o diálogo seja retomado. Durante a tarde de hoje, diretores do sindicato conversaram com vereadores sobre o plano apresentado pela prefeitura. “Vários vereadores se mostraram abertos às reivindicações da categoria, mas o líder do governo [Luiz Fernando Guaraná] disse que o prefeito não vai retirar o projeto apresentado”. A proposta da prefeitura será votada em regime de urgência.

Os profissionais da educação do município fazem assembleia na sexta-feira para decidir os rumos da greve. “Se a greve continuar, a culpa é do prefeito, que não quer dialogar”, diz Marta.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 23 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 5 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama Vídeo Há 4 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 7 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica Caraguatatuba agora mesmo

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

mundo EUA agora mesmo

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

brasil Vírus Há 4 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

brasil Vídeo Há 5 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

justica São Paulo Há 6 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil sul do brasil Há 6 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta