Disputa acirrada por últimas vagas gera emoção para disputa do Masters

Seleção brasileira de judô está perto de ser definida para a Olimpíada do Rio

© Divulgação

Esporte Judô 22/05/16 POR Estadao Conteudo

Com disputas acirradas pelas últimas vagas, a seleção brasileira de judô está perto de ser definida para a Olimpíada do Rio, em agosto. A partir desta sexta-feira, será disputado o Masters, em Guadalajara, no México, última etapa a contar pontos para o ranking. E duas categorias no masculino estão com uma boa briga: Eric Takabatake e Felipe Kitadai, nos 60 kg, e David Moura e Rafael Silva, o Baby, acima de 100 kg.

PUB

A diferença de pontos entre os mais leves é de 21 a favor de Takabatake e entre os mais pesados é de 102 pontos a favor de Baby. Só que a competição dá 700 pontos para o primeiro colocado, 420 para o segundo, 280 para o terceiro e 140 para o quinto, ou seja, quem ficar na frente acaba a corrida na dianteira. "A gente vai para a competição e sabe que ela é crucial", avisou David.

Ele e Baby estão fazendo um duelo de gigantes pela vaga olímpica. No início do ano, David estava na frente, mas o rival voltou de lesão e se recuperou com bons resultados. A disputa final se dará em Guadalajara. "Não é um contra o outro, mas só um de nós vai conseguir essa vaga. O pessoal acha que por ser a última competição aumenta a pressão, mas para mim está sendo natural, porque sempre soube que seria assim, pois tenho um adversário muito duro para conquistar a vaga. Sabia que seria no final, com dificuldade, por isso não me surpreendo".

No outro duelo, Takabatake fará uma disputa saudável com Kitadai. "Eu e ele somos amigos desde mais novos. Claro que somos rivais no tatame, mas fora a gente conversa e se ajuda. Eu estou querendo muito a vaga olímpica, ele também, então seja quem for o Brasil estará bem representado", disse.

O judoca sabe que uma boa participação no Masters é fundamental para suas pretensões. "Agora temos a última competição valendo pontos para a Olimpíada e é decisiva para a gente. Espero fazer minha parte, dependo só de mim, não gosto nem de ficar pensando em outros fatores, e quero fazer meu melhor. Quero trazer essa medalha e ganhar essa vaga".

LISTA FINAL - Segundo Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), a equipe será definida em uma reunião após a participação brasileira em Guadalajara. Ele explica que o ranking é o principal critério, mas em caso de dois atletas que estejam muito próximos na pontuação, outros fatores poderão pesar para a decisão.

"O peso maior é o ranking, que tem uma transparência muito grande, é incontestável. Queremos decidir assim. Só que nosso esporte é de confronto, então alguns outros fatores podem ser levados em consideração em casos muito excepcionais. Tipo um atleta que está crescendo e outro que está caindo na reta final e a diferença de pontos é muito pequena, ou o atleta que teve mais vitórias sobre atletas mais bem ranqueados", explicou.

Ele vê as disputas sadias pelas vagas e sabe que a tristeza tomará conta de quem ficar pelo caminho. "É uma carga emocional grande. Acompanhamos o atleta quatro anos, se dedicando e abrindo mão de tudo para o treinamento, e no final ele vai perder a vaga. É duro. A gente tenta ser frio, mas é muito difícil. A gente fica contente por uns, mas tristes pelos outros que ficarão fora da equipe olímpica. Faz parte e temos de saber conviver com isso". Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 17 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 17 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 17 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 10 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 9 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 16 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 15 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 15 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 16 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa