Maranhão vai a evento que estava fora da agenda e evita jornalistas

O presidente da Câmara vem exercendo uma presidência dentro do gabinete, sem presidir as sessões plenárias e sem entrevistas diárias

© Reprodução / Facebook

Política Câmara 24/05/16 POR Estadao Conteudo

Longe do plenário da Câmara e dos holofotes, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), evitou nesta terça-feira (24), o contato com os jornalistas e participou de um evento que havia retirado de sua agenda de trabalho. Diferentemente de seu antecessor, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Maranhão vem exercendo uma presidência dentro do gabinete, sem presidir as sessões plenárias e sem entrevistas diárias.

PUB

Pela manhã, a assessoria da Presidência da Câmara havia anunciado que Maranhão desistira de participar da cerimônia de entrega do prêmio Dr. Pinotti, no Salão Nobre da Casa. Em seu lugar, enviaria o segundo-secretário da Mesa, Felipe Bornier (PROS-RJ). Duas horas após o evento, a assessoria comunicou que Maranhão decidiu participar da entrega do prêmio porque Bornier insistiu para que ele fosse.

Maranhão deixou seu gabinete sem alarde e fez um discurso de aproximadamente cinco minutos. Chamou os premiados de "agradeciados", confundiu Secretaria de Mobilidade Urbana de São Paulo com Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da qual a filha do ex-deputado federal José Aristodemo Pinotti, Marianne Pinotti, é titular, e fez uma homenagem ao trabalho do ex-deputado morto em 2009. "Quantos brasileiros, quantos seres humanos vindos de outros países tiveram a oportunidade de terem suas vidas salvas por aquele que foi um homem público, um doutor, um acadêmico, que emprestou seu conhecimento para salvar vidas", disse.

Cercado por seguranças, Maranhão voltou ao seu gabinete e não saiu de lá nem para se integrar aos parlamentares que estavam na sessão conjunta do Congresso, do qual é vice-presidente. Num modelo de gestão negociado com o "centrão" onde ele não preside as sessões plenárias e assim continua desfrutando das prerrogativas de presidente da Câmara, Maranhão tem cumprido a risca o acordo e não tem passado nem perto do plenário. Às vezes, a presidência das sessões tem ficado a cargo do segundo-vice, Fernando Giacobo (PR-PR). Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 20 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 20 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 20 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 21 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor