Embaixador da Venezuela falta a cerimônia com presença de Temer

Segundo o governo federal, o embaixador estava apto a participar da solenidade e foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para receber o documento

© Reprodução

Mundo DIPLOMACIA 25/05/16 POR Folhapress

O embaixador da Venezuela, Alberto Castelar, não compareceu nesta quarta-feira (25) à cerimônia de entrega de cartas credenciais a representantes estrangeiros no Palácio do Planalto.

PUB

Segundo o governo federal, o embaixador estava apto a participar da solenidade e foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para receber o documento.

Em resposta, contudo, o embaixador informou que não estava no Brasil e que estava doente e, por isso, não poderia comparecer.

O presidente interino Michel Temer entregou nesta quarta (25) cartas credenciais a embaixadores da Croácia, Namíbia, Grécia, Iraque, Paquistão e República Democrática do Congo. A ideia era que a Venezuela também participasse da cerimônia.

O recebimento da carta credencial é uma formalidade que tem como significado o reconhecimento pelo Brasil da legitimidade do embaixador para representar seu país.Na semana retrasada, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse ter chamado o embaixador à Venezuela, o que foi lido como represália ao que Caracas considera um "golpe de Estado" contra Dilma Rousseff.

Na sequência, no entanto, o governo venezuelano amenizou a situação e avisou ao Brasil que não se tratava de uma represália.

O processo de impeachment da presidente é visto como uma catástrofe para o chavismo, que manteve intensas relações comerciais e políticas com o governo petista.Durante a cerimônia, Temer enfrentou protesto do lado de fora do Palácio do Planalto de representantes da Fetraf (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar).

Com bandeiras, eles pediram o "Fora Temer" e criticaram o governo interino. Na segunda-feira (23), a presidente afastada participou de congresso da entidade trabalhista em Brasília. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Casais famosos Há 14 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)