Teste de pré-eclâmpsia auxilia no combate à mortalidade materna

Exame realizado a partir da 20ª semana de gestação auxilia na identificação dos riscos da pré-eclâmpsia antes mesmo dos primeiros sinais clínicos da doença

© iStock

Lifestyle Cuidados 28/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Dia 28 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, data criada para conscientizar, apoiar e lutar pela qualidade de vida das mulheres. No Brasil, a principal causa de mortalidade materna é a pré-eclâmpsia, doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial e alto nível de proteína na urina durante a gestação. Estima-se que, a cada ano, 8.5 milhões de mulheres sofram com a doença no mundo e 15% dos partos prematuros sejam causados pela doença. A boa notícia é que já é existe uma forma para avaliar o risco de desenvolver a pré-eclâmpsia antes mesmo dos primeiros sinais clínicos.

PUB

O exame de biomarcadores para pré-eclâmpsia (sFlT-1/PlGF) é uma análise simples realizada por meio do sangue materno após a 20ª semana de gestação. Com ele, é possível medir a relação entre o fator de crescimento placentário (PIGF) e a tirosina quinase-1 (sFlt-1) presentes na placenta, permitindo avaliar o risco de aparecimento da doença nas próximas semanas de gravidez. A análise auxilia o médico a tomar as melhores decisões para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Por ser uma doença silenciosa e de difícil diagnóstico - os primeiros sintomas só começam a aparecer após o 3º trimestre -, a pré-eclâmpsia pode impactar diretamente na qualidade de vida das pacientes, levando a internações desnecessárias e complicações que podem ser fatais. Se não controlada, a doença pode causar, entre outras condições, falência renal, insuficiência hepática, convulsões (eclâmpsia) e acidente vascular cerebral.

Estudos mostram que, além de predizer a pré-eclâmpsia, o uso do teste também reduziu em 50% as hospitalizações por ter uma identificação mais acurada das pacientes com a forma mais severa da doença para o encaminhamento ao atendimento especializado na maternidade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 7 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 9 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica Pridão Há 7 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

justica São Paulo Há 9 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 9 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 7 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil Vírus Há 7 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

lifestyle Signos Há 9 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 10 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 8 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta