Proposta de Temer é "preocupante" e "grave", diz Dilma Rousseff

A presidente afastada, juntamente com o ex-ministro Aloizio Mercadante falaram sobre a privatização do pré-sal e da retirada de dinheiro da educação

© Reprodução / Facebook

Política Facebook 25/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Assim que o presidente em exercídio, Michel Temer, anunciou as propostas de acabar com os gastos mínimos com saúde e educação na sua gestão interina, Dilma Rousseff as definiu como "preocupantes" e "graves".  

PUB

Ao lado do ex-ministro Aloizio Mercadante, a presidente afastada falou com internautas através da sua página no Facebook, nesta quarta-feira (25). Ela afirma que o peemedebista quer privatizar o pré-sal e, desta forma "destinar a poucos grupos econômicos a 'parte do leão'", de acordo com o UOL. 

Em relação a vinculação dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal para educação pública como um dos principais legados do seu governo, Dilma escreveu: "Estão querendo acabar com o modelo de partilha que vai garantir que a parte do leão desse petróleo que nós sabemos onde está, conhecemos a qualidade, sabemos como extrair, não resulte em benefícios para toda a população. Querem privatizá-lo e privatizar, neste caso, significa destinar a poucos grupos econômicos a 'parte do leão'".  

O presidente em exercício sugeriu na terça-feira (24) uma emenda à Constituição para limitar os gastos públicos e acabar com o Fundo Soberano, um tipo de poupança criada em 2008 para usar em períodos de crise. Ainda dependente de aprovação do Congresso, a proposta indica que as despesas com saúde e educação também deverão obedecer ao limite máximo para crescimento de gastos públicos. 

Em uma pergunta enviada à Dilma, um usuário pede que ela faça um resumo dos avanços na educação, em geral, nos anos PT. A petista destaca alguns programas considerados fundamentais, como a aprovação do Plano Nacional de Educação, "que planeja a política educacional do Estado Brasileiro para a próxima década, com metas e estratégias, são 20 macro metas e 156 estratégias". Outro item citado por Dilma é o programa Universidade Rede do Professor, "onde todos professores concursados do ensino básico público podem entrar nos cursos de licenciatura e formação de professores das universidades e institutos federais voltados para as disciplinas que estão ministrando".  

Garante ainda que em sua gestão o número de matrículas para os cursos de mestrado e doutorado foi dobrado. Finaliza escrevendo que, no ano passado, "35% dos formandos são os primeiros da família a ter um diploma de ensino superior". 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Tony McFarr Há 23 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 16 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

justica Pridão Há 17 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama JULIETTE-FREIRE Há 22 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

fama Cantor Há 23 Horas

'Se eu estiver morrendo, bota ácido da melhor qualidade na minha boca', diz Ney Matogrosso

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Médico revela o que deve comer para aliviar a prisão de ventre

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Mulher se emociona ao ver o seu cão em resgate nas cheias: "Único amigo"

fama CANTORA-RIHANNA Há 19 Horas

Rihanna é criticada após segurar filho mais velho de ponta-cabeça durante festa de aniversário

esporte Romário Há 20 Horas

Romário ofende jornalista ao ser perguntado sobre casa de apostas patrocinar o América-RJ