Dilma rebate texto de Veja que aponta Lula como "gestor da corrupção"

A petista chamou de "mentirosa e absurda" a delação feita pelo ex-deputado Pedro Corrêa

© Reuters

Política Esclarecimento 27/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Preso na Operação Lava-Jato, o ex-deputado Pedro Corrêa disse, em uma audiência, que era um especialista na arte de comprar votos. Ao que parece, confessar crimes é algo que o político vem fazendo com frequência desde que iniciou a negociação de um acordo de delação premiada com a Justiça, no ano passado.  

PUB

De acordo com a matéria da revista Veja, divulgada nesta sexta (27), Corrêa foi o primeiro político a se apresentar ao Ministério Público para revelar seus conhecimentos em troca de redução de pena. Ele foi preso e condenado a vinte anos e sete meses de cadeia por envolvimento no petrolão, em 2015 e admitiu ter recebido dinheiro desviado de quase vinte órgãos do governo.  

Em sua delação, o médico pernambucano fala sobre como usou a política para construir fama e fortuna. Acumulando sete mandatos de deputado federal, Corrêa detalha esquemas de corrupção passam pelos governos militares, gestão de Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, até chegar a era petista. Ele indica senadores, deputados, governadores, ex-governadores, ministros e ex-ministros de diversos partidos e até integrantes do Tribunal de Contas da União como beneficiários de propina. 

Em detalhes, Corrêa descreve como era discutida a partilha de cargos no governo do ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, sobre pagamentos de propina dentro do Palácio do Planalto. Lula, segundo ele, gerenciou pessoalmente o esquema de corrupção da Petrobras, desde indicação dos diretores corruptos da estatal à divisão do dinheiro desviado entre os políticos e os partidos. O ex-deputado conta situações em que o petista tratou com os caciques do PP sobre a farra nos contratos da Diretoria de Abastecimento da Petrobras, comandada por Paulo Roberto Costa, o Paulinho.

Após a publicação, a presidente afastada Dilma Rousseff postou uma nota de esclarescimento em sua página do Facebook. A assessoria da petista garante que ela nunca se encontrou com o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulinho, para pedir apoio financeiro, além de  caracterizar a suposta delação como "mentirosa e absurda". Leia na íntegra:

Acerca da matéria “Decanato da Corrupção”, publicada pela revista Veja, em 27 de maio, em que se divulga trechos de uma suposta delação premiada do ex-deputado Pedro Correa, cumpre esclarecer que:

1. Ao contrário do afirmado em Veja, a presidenta Dilma Rousseff JAMAIS se reuniu, em 2010 ou em qualquer outro momento, com o senhor Paulo Roberto Costa para fins de solicitar qualquer espécie de apoio financeiro.

2. Esta afirmação é absolutamente mentirosa e absurda, sendo desmentida inclusive por outras evidências e depoimentos divulgados ao longo da Operação Lava-Jato.

3. Vemos, mais uma vez, uma nova tentativa de se tentar envolver o nome da presidenta Dilma Rousseff em versões fantasiosas, inconsistentes e que serão desmentidas pelos fatos. Assessoria de Imprensa da Presidenta Dilma Rousseff"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Óbito Há 23 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 5 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

esporte Ranking Há 13 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 20 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

fama Emergência Médica Há 5 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 4 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

mundo Streaming Há 20 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

fama Cantor Há 2 Horas

'Se eu estiver morrendo, bota ácido da melhor qualidade na minha boca', diz Ney Matogrosso

fama Chicleteiros Há 4 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Tony McFarr Há 3 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos