Elevado do Joá é entregue; ciclovia fica fechada

A travessia total tem 5 quilômetros de extensão, sendo um 1,1 km sobre o elevado, batizado de Presidente Itamar Franco.

© Beth Santos/Prefeitura do Rio

Brasil Sem bike 28/05/16 POR Notícias Ao Minuto

O novo viaduto entre os bairros do Joá e São Conrado foi entregue hoje (28) pela prefeitura do Rio de Janeiro, e deve aumentar a capacidade viária do trecho em 30%. A ciclovia que faz parte desse percurso, no entanto, ainda não será inaugurada, para que a segurança de um trecho próximo ao mar seja checada.

PUB

Principal ligação entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul do Rio, o Elevado do Joá já dispunha de um viaduto "de dois andares", com uma pista inferior e outra superior. O novo viaduto, construído entre o antigo e os rochedos do bairro do Joá, é cinco metros mais alto que o anterior e poderá funcionar nos horários de pico de trânsito. Dois novos túneis foram perfurados para conectar suas duas pontas, e uma nova ponte foi construída após sua saída na Barra da Tijuca, na região conhecida como Joatinga.

A travessia total tem 5 quilômetros de extensão, sendo um 1,1 km sobre o elevado, batizado de Elevado Presidente Itamar Franco.

O prefeito afirmou que a segurança do elevado é garantida e que, depois da tragédia na ciclovia na Avenida Niemeyer, o projeto de ciclovia no Joá está sendo "checado e rechecado". Duas pessoas morreram quando o viaduto, que deveria suportar a força do mar, não resistiu a uma onda e desabou.

"Não sou engenheiro, mas é óbvio que eu apertei todos os botões para que essas as coisas fossem checadas e rechecadas permanentemente. Tanto que não estamos nem abrindo a ciclovia aqui, que  poderia ter aberto, para checar um pequeno trecho que tem um contato maior com o mar. Vamos ver. Fazer todos os estudos. Mas o viaduto está com toda a segurança", disse o prefeito, que pretende entregar esse trecho da ciclovia em conjunto com o trecho anterior, onde houve o desabamento.

A inauguração contou com o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de transportes, Rafael Picciani. Paes pediu que os motoristas tenham atenção ao trânsito e destacou que o verdeiro ganho de mobilidade entre a zona sul e a Barra virá com a inauguração da Linha 4 do metrô, que está em obras de responsabilidade estadual.

Linha 4 do metrô

Também na manhã de hoje, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi reaberta depois da conclusão das obras civis e dos serviços de acabamento da estação de metrô que funcionará em seu subsolo, atendendo à Linha 4.

Principal obra de mobilidade do governo do estado e compromisso olímpico, a nova linha de metrô chegou a ter a conclusão prevista para antes dos jogos, mas a meta foi revista e cinco estações devem estar prontas nesse prazo: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. A Estação Gávea, que fará parte da Linha 4, deve ser aberta apenas em 2017. Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo