Brasil cai pelo 6º ano e ocupa o 57º lugar em competitividade

Com isso, a eficiência da economia brasileira para o desenvolvimento de negócios só é melhor que a da Croácia, da Ucrânia, da Mongólia e da Venezuela, últimos no ranking

© DR

Economia IMD 30/05/16 POR Estadao Conteudo

Pelo sexto ano consecutivo, o Brasil perdeu posição no ranking das economias mais competitivas no mundo. Entre 61 nações analisadas, o País passou a ocupar o 57º lugar na lista do World Competitiveness Yearbook, anuário da escola de negócios suíça IMD publicado desde 1989. No ano passado, ocupava o 56º lugar no ranking.

PUB

Com isso, a eficiência da economia brasileira para o desenvolvimento de negócios só é melhor que a da Croácia, da Ucrânia, da Mongólia e da Venezuela, últimos no ranking. Mesmo tendo perdido seis posições do anuário do ano passado para cá, a Grécia (56º lugar) segue tendo um ambiente mais propício para a iniciativa privada.

A Argentina (55º) também subiu quatro posições e, com isso, ficou melhor que o Brasil na lista.

Pela metodologia do IMD, todos os países são analisados em quatro dimensões, que são as seguintes: Desempenho da Economia, Eficiência do Governo, Eficiência Empresarial e Infraestrutura. Nessa análise, são utilizados dados públicos de organismos internacionais e também pesquisa de campo com escolas de negócios parceiras. No caso do Brasil, o parceiro é a Fundação Dom Cabral.

Em entrevista ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado), o diretor do Centro de Competitividade Mundial do IMD, responsável pela pesquisa, Arturo Bris, explicou que o Brasil está pior classificado do que a Argentina e a Grécia, além de manter distância de grandes parceiros, por ter a pior "eficiência governamental" entre os 61 países. "Além disso, o Brasil tem deficiências na infraestrutura, ao contrário da Rússia; em inovação, ao contrário da Índia; na confiabilidade do governo, ao contrário da África do Sul", afirmou Bris.

Ele avaliou que o governo brasileiro perdeu a oportunidade de realizar as "grandes reformas que são necessárias em um momento em que o crescimento econômico era estelar". "Agora é muito tarde", disse.

O diretor do IMD afirmou ainda que o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff influenciou "enormemente" o resultado de 2016. "As perspectivas dos executivos, no caso do Brasil, o pessimismo, têm um grande peso nos nossos rankings", disse. Além da corrupção, Bris destacou que prejudicam a visão sobre o País a falta de políticas claras, consenso social e as reformas apropriadas que irão garantir qualidade de vida, segurança no mercado de trabalho e prosperidade para os brasileiros.

Rebaixamento dos EUA

No topo do ranking das economias mais competitivas do mundo, houve algumas mudanças. Os Estados Unidos perderam o primeiro lugar para Hong Kong e passaram a ocupar o terceiro lugar no ranking do IMD. O segundo colocado é a Suíça, que avançou quatro posições em 2016. Cingapura continua no topo, apesar de ter descido do terceiro lugar em 2015 para o quarto neste ano. E a Suécia voltou para o Top 5 em 2016, ao sair da nona posição no ano passado para o quinto lugar neste ano.

Um grande insight que a pesquisa trouxe, segundo Bris, foi a perda de dinamismo da América Latina. Ele destacou ainda o grau de importância da China no contexto asiático, visto que todas as economias da região analisadas pelo IMD, exceto a Tailândia e Hong Kong, perderam posições no ranking. A segunda maior economia do mundo caiu três degraus, passando a ocupar o 25º lugar no ranking de competitividade.

A situação da economia chinesa, aliás, está entre os maiores riscos para os investidores, de acordo com Bris. Além disso, ele citou a evolução dos preços das commodities e a interconectividade entre companhias e nações.

Outras descobertas, continuou Bris, foram a "relevância de boas políticas", o que se refletiu na melhora de países do Leste Europeu, e a necessidade de políticas estáveis e nova infraestrutura nos EUA. "Os Estados Unidos caíram a uma situação de complacência", afirmou. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 22 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 4 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 5 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

fama BERNARD-HILL Há 23 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 22 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

politica Bolsonaro Há 4 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS 05/05/24

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)