Inibidores de apetite: vilões ou mocinhos?

Entre os principais efeitos colaterais estão a dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia ou mesmo prisão de ventre

© Reuters

Lifestyle Medicamento 11/06/16 POR Notícias Ao Minuto

A recente liberação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a comercialização de um novo inibidor de apetite reacende o debate em torno da utilização do medicamento no Brasil. Afinal, este tipo de produto está mais para vilão ou mocinho, ajuda ou prejudica o tratamento da obesidade? Segundo a endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Vivian Estefan, os benefícios são maiores.

PUB

“Eles não têm nada de vilões. Muito pelo contrário. São medicamentos que auxiliam diretamente e com eficácia no emagrecimento do paciente”, afirma. Hoje, a obesidade atinge cerca de 50% da população, incluindo jovens e crianças em todo o território brasileiro.

Mesmo vendo com bons olhos a decisão da ANVISA, a médica lembra que o novo inibidor tem o mesmo princípio de um conhecido remédio indicado para o tratamento de diabetes, já comercializado há muito tempo no País. “A diferença é que o novo remédio é focado no tratamento da obesidade. Diferente do que acontecia em alguns casos em que os médicos indicavam o remédio de diabetes para de ser usado para o emagrecimento”, esclarece.

A especialista ressalta, no entanto, que todos os medicamentos disponíveis hoje no mercado, seja para tratar obesidade, diabetes ou hipertensão, apresentam efeitos favoráveis como a melhora dos sintomas e o controle dessas doenças. Por outro lado, vão existir efeitos indesejáveis, colaterais e riscos à saúde.

“A indicação tem que ser precisa e justificável. Prescrever esses inibidores requer um acompanhamento de perto do endocrinologista. Mas, no geral, os efeitos são compatíveis com a dosagem, ou seja, com doses mínimas os efeitos tendem a ser menores. Isso depende de cada organismo e tende a desaparecer com o uso em longo prazo.”

Apesar disso, a endocrinologista cita que entre os principais efeitos colaterais do inibidor liberado pela ANVISA, estão a dor de cabeça, provocada pela hipoglicemia; náusea e vômito, por conta da digestão mais lenta; diarreia ou mesmo prisão de ventre. São raros, mas podem ocorrer casos de pancreatite.

Com relação às diferenças entre o novo remédio de tratamento para obesidade e o anterior é que o atual é injetável e apresenta um custo mais elevado, que pode chegar a R$400/mês. Em termos de ação, o novo inibidor de apetite age no estômago, fazendo com que a digestão seja mais lenta.

“Dessa forma, o paciente tem maior saciedade, o estômago fica cheio por mais tempo, comendo menos durante o dia”. Diferente do utilizado anteriormente, que age no sistema nervoso central, inibindo o apetite. “Com isso o usuário tem sensação de bem-estar, não sente fome constantemente e acelera o metabolismo”, pontua.

Sobre o tão comentado “efeito sanfona”, a endocrinologista lembra que este aspecto não é uma verdade absoluta. “Durante os primeiros seis meses, período em que o medicamento é mais efetivo, o paciente passa por uma reeducação alimentar, ou seja, aprende a comer, mastigar e seleciona os alimentos. Então, mesmo após o término do tratamento por remédio, ele continuará com os novos hábitos e não recuperará o peso”, justifica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens