Confronto contra o Peru, no domingo, é decisão para Dunga

Se a seleção perder, provavelmente dará adeus à competição

© Getty Images

Esporte Sob pressão 11/06/16 POR Folhapress

O jogo da seleção brasileira contra o Peru neste domingo (12), às 21h30 (de Brasília), em Boston, ainda vale pela primeira fase da Copa América Centenário, mas para Dunga já pode ser considerado o primeiro "mata-mata".

PUB

O empate basta ao Brasil para passar de etapa, inclusive como primeiro, desde que o Equador não goleie o Haiti por diferença superior a seis gols, em partida também neste domingo (12).

Porém, se a seleção perder, provavelmente dará adeus à competição, já que os equatorianos devem vencer os haitianos, combinação que eliminaria o time de Dunga.Uma queda precoce no torneio faria o treinador correr enorme risco de perder o cargo. Mas a eliminação na primeira fase, algo que não acontece desde a Copa América de 1987, não é a única situação que coloca a perigo o emprego de Dunga.

Ser eliminado nas quartas de final ou até na semifinal pode significar a queda do técnico, já que, desde que ele reassumiu o cargo, em julho de 2014, a seleção só teve regularidade em amistosos.Na Copa América-2015, no Chile, foi batido nas quartas de final pelo Paraguai. Nas eliminatórias para a Copa-2018, após seis rodadas, ocupa apenas a sexta posição, com nove pontos, quatro atrás dos líderes Equador e Uruguai. Hoje, a seleção não se classificaria para Copa.

"Ser técnico da seleção brasileira é sofrer pressão o tempo inteiro. Estamos acostumados", tem dito Dunga.Para a cúpula da CBF, a Copa América serve de avaliação. Há preocupação com a vaga na Copa de 2018, claro, mas há também atenção para os Jogos Olímpicos do Rio.

Tanto que a direção da confederação decidiu que Neymar, craque brasileiro da atualidade, ficasse fora do torneio nos EUA para ser liberado para a Rio-2016.O ouro inédito poderia dar alguns meses de tranquilidade para a entidade, cujo presidente, Marco Polo Del Nero, é acusado de corrupção.A questão é que Dunga é o técnico das seleções principal e olímpica, formada por atletas sub-23 com três reforços acima dessa idade – um deles será Neymar. A convocação para os Jogos será em 29 de junho, três dias depois da final da Copa América.Para se manter no cargo, Dunga e sua comissão técnica fizeram mudanças no elenco, como afastar a maioria dos jogadores que participaram da derrota para a Alemanha por 7 a 1 – como David Luiz, Marcelo e Fernandinho.

Contra o Peru, o zagueiro Miranda volta para o time titular após perder os dois primeiros jogos porque estava machucado. Walace, 21, revelação do Grêmio, deve substituir Casemiro, suspenso, como primeiro volante. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 17 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite