Brasil tem pior aproveitamento na Copa América desde 1923

Na competição que foi disputada há 93 anos, a seleção brasileira perdeu os três jogos que disputou –Paraguai, Argentina e Uruguai– e terminou na última colocação sem pontuar

© Reuters

Esporte SELEÇÃO 13/06/16 POR Folhapress

Com um empate, uma derrota e apenas uma vitória, o Brasil foi eliminado da Copa América Centenário no domingo (12) com um aproveitamento de 44,4 %, o pior desde 1923, quando o torneio ainda era chamado de Campeonato Sul-Americano.

PUB

Na competição que foi disputada há 93 anos, a seleção brasileira perdeu os três jogos que disputou –Paraguai, Argentina e Uruguai– e terminou na última colocação sem pontuar.

Em 1987 veio outro fiasco. Em dois jogos da primeira fase, o Brasil saiu da Argentina com uma derrota de 4 a 0 para o Chile e uma vitória por 5 a 0 sobre a Venezuela.

Como a Copa América tinha apenas dois jogos na fase inicial e o triunfo à época valia dois pontos, a seleção conquistou dois pontos dos quatro possíveis e teve um aproveitamento de 50%. A regra dos dois pontos na vitória vigorou até 1994. A partir de 1995 o vencedor passou a conquistar três pontos.

Na edição deste ano, realizada nos Estados Unidos, a equipe comandada por Dunga conquistou quatro pontos dos nove em jogo, o que a fez ter 44,4% de aproveitamento.

A consequência foi a amarga eliminação ainda na primeira fase, igualando a equipe de 87 que também caiu na fase inicial do torneio.

CAMPANHA

Nesta Copa América, Dunga praticamente abriu mão do time goleado por 7 a 1 na semifinal da Copa-2014 pela Alemanha. Contra o Peru, apenas dois jogadores que disputaram aquele partida, Hulk e Willian, estavam em campo.

O time se mostrou desentrosado na primeira partida e não saiu de um empate sem gols contra o Equador. O resultado poderia ser ainda pior se não fosse o erro do árbitro da partida que anulou um gol legal dos equatorianos.

Na rodada seguinte, a vitória sobre o Haiti por 7 a 1 animou os brasileiros, que precisavam da igualdade no placar contra os peruanos para avançarem.O empate que a seleção necessitava não veio após uma polêmica. Aos 29 minutos do segundo tempo, Ruidíaz marcou o gol da vitória do Peru com o braço. Os brasileiros reclamaram, o árbitro uruguaio Andres Cunha demorou para o confirmar o gol, e, aparentemente, consultou alguém fora de campo para confirmar a jogada.

Depois de mais de um minuto falando em um fone, e ao lado do auxiliar Nicolas Taran, que não havia corrido ao meio de campo, ele acabou confirmando.

O Peru já havia tido um pênalti não marcado no primeiro tempo, quando Renato Augusto derrubou Flores.

A eliminação deixa o cargo de Dunga sob ameaça. Nesta terça, o treinador terá uma reunião na CBF com Marco Polo Del Nero que pode definir o seu futuro. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 13 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 15 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 12 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon