Necessidades locais devem orientar políticas públicas, diz Neca Setubal

A ideia, de acordo com a socióloga, foi fazer parte de uma comunidade, no caso São Miguel Paulista, no extremo leste da cidade

© DR

Brasil SEMINÁRIO 14/06/16 POR Folhapress

"A criação da fundação Tide Setubal por meus irmãos foi uma forma de ressignificar o trabalho voluntário de minha mãe, Tide Setubal", disse Maria Alice Setubal na abertura do seminário internacional Cidades e Territórios: Fronteiras e Encontros na Busca pela Equidade.

PUB

"Minha mãe disse em um discurso que era preciso despertar no indivíduo a consciência de que ele como cidadão é responsável pela comunidade", continuou a socióloga, mais conhecida como Neca, na manhã desta terça-feira (14), no centro de eventos da Fecomercio, em São Paulo.

Diante de um salão lotado, Neca celebrou o aniversário de dez anos da fundação. O objetivo do evento -realizado por meio de uma parceria entre a Folha de S.Paulo e a fundação Tide Setubal-, é fomentar o debate sobre políticas públicas, principalmente na esfera social, e discutir meios de atenuar as desigualdades entre os diferentes territórios dos grandes centros urbanos.

A ideia, de acordo com a socióloga, foi fazer parte de uma comunidade, no caso São Miguel Paulista, no extremo leste da cidade, para entender as necessidades daquele território.

"Adotamos um olhar sistêmico, intersetorial, para pensar e realizar as ações. Nos apresentamos de uma forma a não compactuar com a cultura da caridade, do assistencialismo e do patrimonialismo que costumava reger as relações com a comunidade", afirmou.

A partir das necessidades específicas de cada território, seria preciso então formular políticas públicas "customizadas", isto é, que respeitassem as necessidades locais.

Para chegar a esse resultado, o trabalho na zona leste foi feito com base nos eixos centrais da organização, que se baseia na construção conjunta, na importância do território, na gestão compartilhada dos espaços e, sobretudo, na ideia de participação e autonomia.

"Temos muito orgulho das redes criadas ao lado dos moradores. Praticamos o diálogo e o respeito às diferentes posições em um tempo onde a polarização é a regra".

Para Neca, o esforço de implantação de políticas públicas que levam em conta os espaços será enorme, mas é o que poderá levar à redução das desigualdades sociais e, por fim, uma sociedade mais justa e sustentável. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 19 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 21 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 21 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 19 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 20 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 21 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 18 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 16 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 12 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 20 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida