Start-ups financeiras são um desafio para bancos, diz presidente do Itaú

Roberto Setubal também elogiou a tecnologia blockchain, utilizada em transações de moedas virtuais, à qual chamou de "revolucionária"

© Reprodução / Alo Bahia

Economia SEMINÁRIO 21/06/16 POR Folhapress

A entrada de start-ups no mercado financeiro pode reduzir a margem de ganho dos bancos, mas não vai diminuir a fatia de mercado das instituições tradicionais, disse nesta terça (21) Roberto Setubal, presidente-executivo da holding Itaú Unibanco.

PUB

Ele reconheceu que as chamadas "fintechs" são concorrentes dos bancos e que têm feito "bastante sucesso" com "produtos de alta qualidade". "É um desafio para os bancos competir com elas".

Ao mesmo tempo, tecnologias como computação em nuvem e internet banking têm reduzido os custos das instituições e aumentado sua competitividade.

"Novas formas de fazer os serviços que os bancos prestam serão mais eficientes e isso levará a uma pressão sobre os preços, mas os bancos terão capacidade de reduzir custos operacionais com o aumento do atendimento digital", afirmou Setubal em palestra no Ciab, congresso sobre tecnologia da informação organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Embora o avanço do internet banking não deva acabar com as agências físicas, ele vai permitir a diminuição no número de unidades, na visão do presidente do Itaú. Essa tendência já teria se instalado no Brasil e deve se intensificar nos próximos anos, disse.

Os bancos ainda teriam vantagem sobre as start-ups na área de "big data" (massa de dados) por disporem de muitas informações sobre uma clientela substancialmente maior. "Temos capacidade de monitorar e fazer vendas. As oportunidades [nesse campo] são espetaculares", disse.

Ele criticou quando "fintechs" não estão sujeitas à mesma regulamentação que as instituições financeiras. No Brasil, a regra é a mesma para todos que atuam no mercado de pagamentos, mas o mesmo não acontece em outras economias, como a chinesa, segundo Setubal.

O presidente do Itaú também elogiou a tecnologia blockchain, utilizada em transações de moedas virtuais, à qual chamou de "revolucionária".

SEGURANÇA

O problema das fraudes na internet é um dos revezes do avanço da tecnologia no setor financeiro. Setubal apontou a leitura biométrica, já disponível em alguns celulares, como um dos caminhos para combater o problema.

Já a geração de um número de cartão crédito exclusivo para uma única transação pela internet -produto disponível no Itaú- "ainda não é o ideal", afirmou. "Acho que você pode ter soluções mais simples." Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 18 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 20 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 20 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 18 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 19 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 20 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 17 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 14 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 11 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 18 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida