Novo pedido de impeachment contra Janot é protocolado

Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta quarta, o presidente afirmou que o PGR "fez seu papel" ao pedir as prisões de líderes do PMDB

© Reuters

Política Senado 22/06/16 POR Folhapress

Com o assunto em voga, o Senado recebeu mais um pedido de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Este será o décimo documento que a Casa terá que analisar sobre o caso.

PUB

A denúncia contra Janot foi protocolada na noite desta terça (21). Ela se somará a outros cinco pedidos de afastamento definitivo que ainda aguardam decisão do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Outros quatro pedidos já foram anteriormente arquivados pelo peemedebista.

Nesta quarta (22), Renan classificou a chegada de mais um pedido como "inusitado" e voltou a dizer que não fez chantagens ao PGR na semana passada ao ter criticado sua atuação e indicado que daria uma resposta sobre os pedidos hoje.

"Não sou de fazer chantagem, absolutamente. Quem me conhece, que convive comigo, sabe disso. Eu apenas dei uma informação e mandei para a advocacia [do Senado] em função do aditamento. Não há prazo. O inusitado é que estão chegando outros pedidos. O Senado é solução para a crise. Vamos ter total responsabilidade e não vamos nos desbordar do nosso papel constitucional", disse.

O assunto repercutiu na semana passada após duas advogadas de Brasília, ligadas a movimentos pró-afastamento da presidente Dilma Rousseff, apresentarem um pedido em que alegam que Janot deu tratamento diferenciado a políticos do PT e do PMDB que estariam envolvidos em "situações análogas" na Lava Jato.

As advogadas usam os pedidos de prisão feitos por Janot para Renan, o senador Romero Jucá (RR) e o ex-presidente José Sarney, todos do PMDB e acusados de tentar obstruir as investigações, para argumentar que, frente a situações semelhantes envolvendo Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Janot não lançou mão da mesma rigidez.

Apresentado por Gustavo Sampaio Braga, de 21 anos, morador de São José dos Campos (SP), o novo pedido alega que o PGR descumpriu com suas prerrogativas ao pedir a prisão de Renan pela suspeita de que ele estaria agindo para atrapalhar as investigações da operação Lava Jato. O pedido já foi rejeitado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki.

No texto, o autor afirma que isso é "por si só, um fato gravíssimo" e alega que Janot vem "exercendo atos claramente voltados a intimidar este Senado Federal".

"É absolutamente inconcebível que possa, mais ainda pelas razões absolutamente pífias invocadas, pedir a prisão de senadores, especialmente do presidente da Casa", escreve o autor. De acordo com ele, um pedido deste tipo contra senadores só pode ser feito em caso de flagrante delito de crime inafiançável e que Janot tem tomado tais ações para se autopromover.

Ele também pede para que o presidente do Senado não se declare impedido ou suspeito para analisar a denúncia, de acordo com a legislação citada por ele, cabe ao presidente apenas analisar se o pedido é válido e não o seu mérito.

"Por ora, cabe rechaçar o argumento de que Vossa Excelência deveria deixar de receber esta denúncia, ou declarar-se impedido ou suspeito para analisá-la, pelo simples receio de que se espalhem rumores de que Vossa Excelência assim esteja procedendo por revanchismo".

A estratégia de se declarar impedido é dada quase como certa por aliados de Renan, porque ele poderia ser considerado como parte interessada no caso. Até mesmo o presidente interino, Michel Temer, considera que o caso não deve prosseguir no Senado.

Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta quarta, o presidente afirmou que o PGR "fez seu papel" ao pedir as prisões de líderes do PMDB e que "não vale a pena" pedir seu impeachment, como cogitou Renan, que não quis comentar as declarações de Temer. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 4 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil