Júri determina que Led Zeppelin não plagiou 'Stairway to Heaven'

Banda britânica enfrentava processo há dois anos por suposto plágio de 'Taurus', de Spirit

© Reuters

Mundo Música 23/06/16 POR Folhapress

Após dois dias de deliberações, um júri de Los Angeles determinou nesta quinta-feira (23) que a música "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, não é plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit.

PUB

A mítica balada da banda britânica, uma das mais lendárias da história do rock, era há dois anos alvo de um processo aberto por Michael Skidmore, administrador do inventário do guitarrista do Spirit, Randy California, que pedia milhões de dólares pela autoria da introdução da música.

Ele alegava que o emblemático solo de guitarra melancólico no início de "Stairway", lançada em 1971, é o mesmo de "Taurus", de 1968.

O vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page sempre negaram ter copiado o trabalho do Spirit e, em depoimento, disseram nunca ter escutado "Taurus" antes de criar seu maior clássico.

Segundo a decisão do júri, formado por quatro homens e quatro mulheres, os membros do Led Zeppelin tiveram acesso a "Taurus", mas Skidmore não conseguiu provar que elementos próprios da música são "intrinsecamente similares" a "Stairway".

"Estamos gratos pelo serviço de consciência do júri e satisfeitos por terem decidido em nosso favor, colocando de lado questões sobre as origens de 'Stairway to Heaven' e confirmando o que sabemos há 45 anos'", disseram Page e Plant em comunicado.

COMPOSIÇÃO

O julgamento do caso começou no último dia 14. Em seu depoimento, Plant contou na terça (21) ter escrito a música décadas atrás em um campo na Inglaterra.

"Nessa noite em particular, me sentei com Jimmy perto do fogo, e tinha esse primeiro verso que encaixava com o que estava tocando", afirmou, ao mesmo tempo em que evocava a letra da famosa canção, e destacou as reminiscências celtas e as referências do ar pastoral da velha Inglaterra, que podem ser encontradas na música.

Page declarou na semana passada que sua progressão de acordes tinha mais em comum com "Chim Chim Cher-ee", do musical Mary Poppins, de 1964, do que com qualquer outra coisa.

O ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, também rejeitou as acusações contra seus ex-companheiros de grupo. Ele recordou ter escutado o que depois se tornou "Stairway to Heaven" em Headley Grange e contou que, ao lado de Page, trabalhou nos primeiros arranjos da canção.

A defesa da banda argumentava que o riff de abertura da música é uma progressão cromática comum e usada há centenas de anos por todos os tipos de músicos. Lawrence Ferrara, um musicólogo e professor da Universidade de Nova York convidado para depor a favor do Led Zeppelin no caso, chegou a citar "Insensatez", do brasileiro Tom Jobim, para demonstrar a tese.

O Led Zeppelin, integrado por Plant, Page, Jones e o baterista John Bonham, que morreu em 1980, abriu um show do Spirit em 26 de dezembro de 1968, na cidade de Denver (Colorado), em sua primeira apresentação nos Estados Unidos.

O processo, apresentado há dois anos por Skidmore, buscava obter ressarcimento por danos e prejuízos e pedia o reconhecimento do músico do Spirit como autor da "maior canção de rock", que segundo especialistas rendeu US$ 58 milhões.

A acusação destacou que outras 16 canções de Led Zeppelin foram objetos de brigas, várias delas concluídas com acordos que incluíram reconhecimentos e compensações financeiras por parte do grupo. Entre as músicas questionadas, estão os hits "Whole Lotta Love" e "Babe I'm Gonna Leave You". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 14 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 13 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo