Técnico dinamarquês e preparo físico são triunfos do handebol do Brasil

Morten Soubak ganha a companhia do preparador físico Lars Michalski, único do mundo com PhD específico para esse esporte

© Divulgação

Esporte Armas 27/06/16 POR Notícias Ao Minuto

O ótimo condicionamento físico da seleção brasileira feminina de handebol chama a atenção a pouco mais de um mês dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso ficou evidente na vitória sobre a Suíça por 30 a 24, no domingo (26), em amistoso jogado na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra, que receberá as competições de handebol em agosto.

PUB

Morten Soubak, o técnico dinamarquês da seleção, diz que as garotas estão trabalhando "duro, muito pesado, ficam cansadas mesmo”. Parte da responsabilidade é de outro dinamarquês: o preparador físico Lars Michalski, que chegou ao Rio de Janeiro na semana passada.

“Ele é o único no mundo com PhD em handebol. Monta demandas específicas para atletas do esporte, por função e por posição, e mostra os exercícios. Ainda temos duas semanas de carga bem pesada, depois serão dez dias de folga antes da reta final. Vamos ver o resultado em agosto”, diz o treinador.

Em comparação com o sexto lugar em Londres 2012, a seleção “amadureceu em todos os sentidos, indo do céu ao inferno” (do ouro no Mundial da Sérvia 2013 ao 10º lugar no Mundial da Dinamarca 2015), como lembra a capitã Fabiana Diniz, a Dara. O “grupo ganhou bagagem”, como assinala Morten.

Tamanha "bagagem" levou o técnico a escolher, estrategicamente, o grupo da morte na fase preliminar dos Jogos Olímpicos. A estreia é justamente contra a bicampeã Olímpica Noruega, de quem o Brasil perdeu de virada em Londres 2012, deixando escapar a chance de passar às semifinais e brigar por medalha.

Para Morten, a dificuldade da fase de grupos é apenas um alerta do que vem pela frente. “Vamos jogar com a Noruega de cara, mas passando podemos enfrentar a Rússia, a Coreia... Este torneio feminino de handebol vai ser o mais equilibrado, mesmo, de todos os Jogos Olímpicos. O que posso prometer, em nome do grupo, é que vamos fazer todo o possível, a cada jogo, para brigarmos por uma medalha.”

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina