CAE lê relatório de indicados ao BC; sabatina deve ocorrer dia 5

A data é dada como praticamente certa dentro do BC

© DR

Economia Copom 27/06/16 POR Estadao Conteudo

A nova diretoria do Banco Central (BC) deverá participar já da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 19 e 20 de julho. Se não houver surpresas, a leitura do relatório favorável à mensagem da Presidência da República dos indicados deve ser feita nesta terça-feira, 28, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e a sabatina, no encontro seguinte da CAE, em 5 de julho.

PUB

A data é dada como praticamente certa dentro do BC. Depois, se passarem pelo crivo dos parlamentares, os novos diretores do BC terão seus nomes submetidos a plenário, o que costuma ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte, deixando-os aptos, portanto, a assumirem suas novas funções.

Durante a cerimônia de transmissão de posse, em 13 de junho, o presidente do BC indicou Carlos Viana de Carvalho para a Política Econômica; Reinaldo Le Grazie para Política Monetária; o procurador-geral da instituição, Isaac Sidney Menezes Ferreira, para Relacionamento Institucional e Cidadania; e Tiago Couto Berriel para Assuntos Internacionais.

Assim como ocorreu em abril do ano passado, quando houve a última mudança de diretoria, a sabatina dos indicados deve ser feita de uma só vez. Na ocasião, a CAE aprovou Otávio Damaso para a área de Regulação e Tony Volpon para a diretoria de Assuntos Internacionais, com 22 votos a favor e dois contra.

Com a aprovação dos novos nomes, deixam os cargos os atuais diretores Altamir Lopes (Política Econômica), Aldo Mendes (Política Monetária) e Volpon. Luiz Feltrim, que era o titular de Relacionamento Institucional, permanece no colegiado como diretor de Administração. Com essa reestruturação, o Copom volta a ser formado por nove membros - oito diretores e mais o presidente. Também compõem o board os diretores Anthero Meirelles (Fiscalização), Sidnei Marques (Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural) e Damaso.

Depois do anúncio oficial feito por Goldfajn, o presidente em exercício, Michel Temer, formalizou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 as novas indicações. A aprovação de Goldfajn para a presidência pela CAE do Senado foi a mais baixa da era do Plano Real. O executivo recebeu 19 vezes sim e oito não. Como os votos são fechados, não se sabe ao certo quem reprovou o candidato, que até então chefiava o Departamento Econômico do Banco Itaú Unibanco.

Ao que tudo indica, o bloco formado por PT e PDT votou maciçamente contra o economista, o que pode ocorrer novamente durante a sabatina dos diretores. Dentro do BC, já eram esperados alguns votos contrários, mas eles acabaram ocorrendo em um número um pouco maior do que o previsto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 17 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 22 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 19 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 18 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show