Experiência é aposta de Scheidt para surpreender favoritos no Rio-2016

Aos 43 anos, o velejador não tem mais o ritmo exibido em Atlanta-1996, quando, aos 23, foi campeão olímpico

© REUTERS/Paulo Whitaker

Esporte Vela 28/06/16 POR Estadao Conteudo

São cinco pódios olímpicos, dois deles com medalhas de ouro, 20 anos de Jogos Olímpicos e experiência de sobra na vela, seja na classe Laser, seja na Star. É apostando em seu histórico que Robert Scheidt espera surpreender os favoritos na classe Laser no Rio-2016, em agosto.

PUB

Aos 43 anos, Scheidt não tem mais o ritmo exibido em Atlanta-1996, quando, aos 23, foi campeão olímpico. Mas não falta experiência para driblar os rivais nas provas que serão disputadas na Baía de Guanabara.

"Chego a essa Olimpíada sabendo que o jogo vai ser duríssimo, que eu não vou ter a vantagem competitiva que eu tinha em 1996, 2000 e 2004, onde eram dois ou três atletas muito superiores aos demais. Hoje a gente tem 10 a 12 atletas que têm um nível muito parecido. Sei que vai ser tudo na execução, vai ser tudo naquela semana, mas eu acredito na minha chance e é por isso que estou aí tentando melhorar a cada dia", projeta o velejador.

Scheidt admite que, pela primeira vez, não chega a uma Olimpíada na condição de favorito. Não por acaso. Nos últimos anos ele pôde atestar o crescimento dos rivais e a força da nova geração. Nada disso, porém, abala a confiança do velejador, acostumado a frequentar o pódio olímpico.

"Por eu ter passado por vários momentos, ter ganhado Jogos Olímpicos, ter perdido, ter ficado em todas as posições do pódio, eu tenho a segurança do que eu posso fazer. Já fiz e dá para repetir e isso é uma segurança a mais. Quem nunca fez ainda tem aquela dúvida se realmente dá para chegar ou se Olimpíada é um sonho impossível. Sei que não é", afirma.

Para encarar os rivais na Baía de Guanabara, o brasileiro prega paciência. "Não dá chegar com muita sede ao pote, querer definir a Olimpíada no primeiro dia. Você precisa ir construindo a Olimpíada. Primeira regata, tirou um sétimo? Está ótimo. Segundo dia, tirou um oitavo? Ótimo. Vai construindo a tua média e, se ficar entre os dez em todas as regatas, no final você vai estar disputando a medalha."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 12 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

fama Jojo Todynho Há 12 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

mundo EUA Há 12 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

fama Faustão Há 11 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo Espanha Há 11 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado

mundo Suíça Há 11 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

justica Kawara Há 12 Horas

Modelo e artista plástica; conheça Kawara presa por stalkear médico em MG

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Marlene Mattos responde acusações de Cátia Paganote, ex-Paquita da Xuxa

esporte Ranking Há 10 Horas

Revista elege o Top 10: Melhores jogadores da história do futebol europeu

fama Nattan Há 12 Horas

Henrique e Juliano 'sequestram' cães de Nattan e causam alvoroço na web