Castanha: o bendito fruto da Amazônia para uma vida saudável

Nutricionistas, nutrólogos e médicos do Esporte costumam indicar o consumo de uma castanha por dia para ajudar no emagrecimento

© DR

Lifestyle Nutrição 30/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Fruto de uma grande castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica, a castanha-do-brasil, do Pará ou da Amazônia é uma grande aliada para uma vida saudável. Um estudo comprova que o consumo diário de selênio – presente em altas concentrações do fruto – é capaz de melhorar o desempenho de idosos em testes cognitivos. A descoberta da pesquisadora Bárbara Cardoso, da USP (Universidade de São Paulo), rendeu-lhe o 1º lugar na categoria mestre e doutor no 18º Prêmio Jovem Cientista.

PUB

A pesquisa, que está movimentando a indústria farmacêutica em testes nos laboratórios da Universidade de Melbourne, na Austrália, aponta apenas um dos benefícios do fruto. Nutricionistas, nutrólogos e médicos do Esporte costumam indicar o consumo de uma castanha por dia para ajudar no emagrecimento. Outro ganho com a castanha-do-pará é a redução em até 60% do risco relativo de desenvolver doença arterial crônica, quando consumida pelo menos cinco vezes por semana.

Cultivada no Amazonas desde a década de 1960, a produção da castanha representa uma das formas de substituir o desmatamento da pecuária por plantios intensivos da castanheira. Estudos recentes demonstram que uma castanha-do-brasil por dia oferece inúmeros benefícios à saúde, incluindo o combate ao Alzheimer e às doenças arteriais crônicas, além de ser aliada de quem quer emagrecer.

Além do fruto, a castanheira fornece insumos para a indústria de cosméticos. O desenvolvimento desta, e de outras matrizes econômicas, faz parte de um dos pleitos do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas). A entidade quer abrir os olhos do governo e da sociedade para que não haja mais a dependência de uma única fonte econômica, como é o caso do modelo da Zona Franca de Manaus hoje, e como foi há quase um século, com o Ciclo da Borracha, responsável por 45% do PIB do Brasil por três décadas e que, ao quebrar, destruiu a economia do Amazonas.

“Aprender com os erros do passado é afastar uma possível crise. Além de suas propriedades que auxiliam na manutenção da saúde, a castanha-do-pará é uma importante aliada no desenvolvimento econômico sustentável da região”, comenta Wilson Périco, presidente do CIEAM.

A castanha-do-brasil é uma amostra perfeita do potencial da maior floresta tropical do mundo, fruto de alto valor proteico, parte da alimentação milenar dos indígenas e do povo da Amazônia. Além de promover a saúde, movimenta negócios para as comunidades e, o melhor, mantém a tão valiosa região em pé.

“As castanheiras são ótimos exemplos das infinitas possibilidades de negócios que a flora amazônica oferece. Com tantos problemas enfrentados no PIM (Polo Industrial de Manaus), é mais do que necessário pensar em novas matrizes econômicas, novas fontes de renda, aproveitando a vocação da nossa região, tão rica em recursos naturais, tudo de forma sustentável”, afirma Périco.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 18 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 18 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 17 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 17 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 12 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 10 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 13 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

lifestyle Dicas de lavandaria Há 18 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina