Novo medicamento para câncer gástrico chega ao Brasil; saiba mais

Medicamento é o 1º anticorpo monoclonal para o tratamento de pacientes com câncer gástrico avançado

© DR

Lifestyle Tratamento 04/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Chega ao Brasil um novo tratamento para ajudar no combate ao câncer gástrico (estômago). A Lilly lançou o Cyramza, anticorpo monoclonal que atua inibindo a formação de vasos sanguíneos que nutrem o tumor (antiangiogênico), e que demonstrou melhoria significativa da sobrevida global em pacientes com câncer gástrico e da junção gastroesofágica avançado ou metastático que falharam à quimioterapia prévia, em associação com paclitaxel e em monoterapia.

PUB

Cyramza foi aprovado pela ANVISA em fevereiro de 2016 e é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer gástrico ou da junção gastroesofágica avançado, que tenham apresentado progressão da doença após quimioterapia prévia com platina ou fluoropirimidina. O medicamento é indicado em combinação com paclitaxel e também como agente isolado nos casos em que o tratamento com placlitaxel não é apropriado.

Cyramza teve sua eficácia comprovada em dois estudos clínicos robustos de Fase III com mais de 1000 pacientes de diversos países. O medicamento, em combinação com paclitaxel, aumentou a sobrevida global dos pacientes de 7,4 para 9.6 meses, além de aumentar a sobrevida livre de progressão de 2,9 para 4.4 meses, quando comparado a placebo mais paclitaxel. Cyramza, em monoterapia, aumentou a sobrevida global dos pacientes de 3,8 para 5.2 meses, além de aumentar a sobrevida livre de progressão de 1,3 para 2.1 meses, quando comparado ao placebo. “Os resultados dos estudos com Cyramza comprovam a eficácia do medicamento e a Lilly está muito satisfeita em trazer aos pacientes o primeiro anticorpo monoclonal para o tratamento de câncer gástrico avançado ou da junção gastroesofágica que falharam ao tratamento prévio com quimioterapia”, ressaltou Julio Gay-Ger, Presidente da Lilly Brasil.

O câncer gástrico é uma doença agressiva e de difícil tratamento. Grande parte dos pacientes é diagnosticada com câncer gástrico avançado (estágio III ou IV), e o diagnóstico tardio é um dos principais desafios em relação a esta doença. Por este motivo, o lançamento do Cyramza representa um avanço significativo para os pacientes e oferece um novo padrão de tratamento para pacientes que tiveram piora da doença após quimioterapia prévia. “Cyramza representa uma grande conquista para pacientes que enfrentam esta doença devastadora. A Lilly está comprometida em entregar novas terapias para melhorar a vida das pessoas que vivem com câncer e para aqueles que vivem ao seu redor”, finaliza Julio Gay-Ger.

Sobre o Câncer Gástrico

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, o câncer gástrico é o quinto mais comum no mundo e o terceiro mais mortal, com mais de 720 mil mortes em 2012. No Brasil, o Intituto Nacional do Câncer (INCA), prevê mais de 20 mil novos casos em 2016.

Grande parte dos pacientes é diagnosticada com câncer gástrico avançado (estágio III/IV). O diagnóstico tardio é um dos principais desafios do câncer gástrico e sua sobrevida ajustada é muito baixa, especialmente quando comparada a outros tumores sólidos. Apenas aproximadamente 12% de todos os pacientes com câncer gástrico avançado sobrevivem até 5 anos.

Os principais tipos de fatores de risco relacionam-se ao estilo de vida, como fatores dietéticos e tabagismo; comorbidades, como gastrite crônica e pela bactéria H. pylori; e risco demográfico, como sexo masculino e idade avançada. O câncer gástrico em estágio inicial é geralmente assintomático. Alguns dos sintomas que podem ocorrer nesta fase são náuseas, perda do apetite, empachamento epigástrico e queimação. Alguns dos sintomas da doença em estágio avançado são sangue nas fezes, vômitos, perda de peso repentina e icterícia. O diagnóstico é feito por endoscopia digestiva alta, seguida de biópsias para confirmar a doença. Exames de imagem como a tomografia são realizados para avaliar o estágio da doença ao diagnóstico.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens