Seleção brasileira de vôlei de surdos disputa Pan nos Estados Unidos

As equipes masculina e feminina entram em quadra nesta quinta-feira (30) e terão pela frente, respectivamente, o Canadá, às 14h, e os Estados Unidos, às 20h

© Divulgação

Esporte Jogo 30/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Começa nesta quinta-feira (30) a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos de vôlei de surdos. A competição será disputada nos Estados Unidos, em Washington, no ginásio da Universidade local. As equipes masculina e feminina do Brasil participam do campeonato juntamente com Estados Unidos, Venezuela e Canadá, entre os homens, e Estados Unidos, Argentina e Canadá, entre as mulheres. Na estreia, os atletas da seleção brasileira enfrentam o Canadá, às 14h, e as jogadoras entram em quadra diante das americanas, às 20h.

PUB

Mário Xandó, mais conhecido como Xandó, é o coordenador técnico da seleção feminina e treinador da masculina. Ex-jogador, ele fez parte do time que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. "Nossa expectativa para o início das competições é boa. A estreia no masculino será contra o Canadá, uma equipe experiente e que está sendo preparada há dois meses. Começaremos a partida com força máxima, já que todos os atletas estão bem fisicamente. Essa primeira fase será importante para ajustarmos alguns detalhes técnicos e táticos", afirma o treinador.

No feminino, o objetivo é chegar na disputa pela medalha de ouro. "A técnica Ivanete Salvador terá uma partida difícil contra a forte equipe dos Estados Unidos na abertura da competição. O nosso objetivo é chegar na disputa pela medalha de ouro e classificar bem para as Surdolimpiadas de 2017, que será disputada na Turquia", explica Xandó. O destaque da seleção feminina é a central Natália, jogadora profissional e que pertence ao Vôlei Nestlé, time tradicional de Osasco e que participa da Superliga, principal campeonato do vôlei brasileiro.

Na segunda rodada, na sexta-feira (1), as mulheres encaram as argentinas, às 14h, e os homens duelam contra a Venezuela, às 16h. No último jogo da fase de classificação, o time feminino enfrenta o Canadá, às 16h, e o masculino joga contra os Estados Unidos, às 18h, ambos no sábado (2). As semifinais estão marcadas para domingo (3) e as finais na segunda-feira (4), sendo a decisão dos homens às 14h e das mulheres às 16h.

O vôlei de surdos é disputado em melhor de cinco sets, sendo os quatro primeiros de 25 pontos e o quinto e decisivo de 15 pontos. Uma diferença em relação ao vôlei olímpico fica por conta da arbitragem que, além do apito, usa bandeiras quadriculadas ou de duas cores para sinalizações.

Por ser campeão Sul-Americano masculino e segundo colocado no feminino, o Brasil já está classificado para o Mundial, que será realizado na sequência do Pan-Americanos, de 05 a 15 de julho, também em Washington. Se ficar entre os três primeiros no Pan, as duas seleções garantem vaga direta para a Surdolimpíadas da Turquia em 2017.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes