Dermocosméticos: quando e como deve ser feita a reaplicação?

Pela manhã ou à noite, antes ou após o banho? A maioria das pessoas tem dúvidas sobre o momento certo e frequência para reaplicar dermocosméticos

© DR

Lifestyle Beleza 02/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Para ter uma pele saudável, bonita e iluminada, é importante cuidar da limpeza e hidratação. Essa rotina diária ajuda a evitar descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, dentre outras questões, como aponta a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). E quanto ao uso do hidratante diário, muitas dúvidas surgem em relação ao momento correto e frequência para reaplicar o creme. Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em Estética e diretora da Buona Vita Cosméticos, traz dicas importantes sobre a reaplicação desses produtos ao longo do dia. Confira abaixo as principais sugestões da especialista, além de indicações para uso de produtos pontuais (tratamento de acne, manchas e estrias).

PUB

Reaplicação do hidratante facial e corporal

Neste caso, para quem não usa maquiagem, Isabel sugere usar o creme hidratante por três vezes ao longo dia. "Podemos indicar o uso pela manhã, após o almoço e à tarde", afirma. Para quem não abre mão da maquiagem, a opção ideal é hidratar a pele duas vezes: pela manhã, após a limpeza habitual, e à noite após o banho. "A ordem de aplicação correta do hidratante é sempre antes da maquiagem".

Além disso, Isabel ressalta que se o hidratante contiver filtro solar, ele pode ser aplicado a cada duas ou três horas. E caso a pessoa faça uso do filtro solar isoladamente, é importante utilizá-lo após o hidratante facial.

E quanto ao hidratante corporal? "No dia a dia, a reaplicação é mais fácil no rosto, porém, no caso do creme corporal, como o corpo geralmente estará coberto (dificultando a reaplicação), indicamos que o produto seja utilizado pela manhã e à noite, após o banho", destaca.

Creme noturno: depois do banho ou minutos antes de dormir?

Para Isabel, o mais adequado é sempre aplicar o produto após o banho e higienização da pele. Imagine a seguinte situação: a pessoa praticou atividade física, tomou banho ou higienizou o rosto, por volta das 19h. O próximo passo é, justamente, aplicar o creme noturno, isso significa que não será preciso a reaplicação desse produto mais tarde, minutos antes da pessoa dormir, por exemplo.

Reposição do creme após praticar atividade física

Nesta situação, a especialista indica repor o creme após a atividade física e banho. "Sempre que nos exercitamos a pele se desidrata pela quantidade de água que perdemos pelo suor. Por isso, é importante a hidratação para manter, justamente, a integridade da pele", explica.

Reaplicação produtos pontuais:

Acne - secativo de espinhas: existe um limite de aplicação?

Isabel sugere que o produto seja usado no mínimo duas vezes ao dia. "Ele deve ser aplicado pelo menos duas vezes, mas, dependendo da avaliação do profissional de saúde estética, pode ser indicada a frequência de três até quatro vezes diariamente", complementa. Além disso, Isabel ressalta que produtos para tratamentos devem ser aplicados sempre antes do hidratante e protetor solar.

Clareador deve ser reaplicado quantas vezes?

"No caso de produtos despigmentantes, como os clareadores, é ideal aplicá-los até quatro vezes ao dia e sempre sobre a mancha, evite a aplicação no rosto todo", destaca. A especialista também ressalta que é essencial usar filtro solar após aplicar o creme clareador. "Além disso, o acompanhamento e orientação de um profissional são duas coisas fundamentais para recomendar a correta associação e potencialização desse tratamento", comenta.

Produto de estria - deve ser reaplicado quantas vezes?

De acordo com Isabel, como a estria é uma alteração corporal, a indicação é a mesma para a reaplicação do hidratante para o corpo, ou seja, pela manhã e à noite após o banho, já que durante o dia, a região fica coberta, o que dificulta a reposição do produto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site