Grupo de prêmios Nobel pede a Greenpeace que aceite transgênicos

A produção mundial de alimentos terá de duplicar até 2050 para satisfazer a procura

© DR

Mundo Alimentação 30/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Um grupo de 109 prêmios Nobel criticou nesta quinta-feira (29), numa carta, a associação ecologista Greenpeace por recusar a produção de alimentos transgênicos (geneticamente modificados), considerando que pode representar um "crime contra a humanidade".

PUB

Na carta, os signatários referem que a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) advertiu que a produção mundial de alimentos terá de duplicar até 2050 para satisfazer a procura.

"As organizações que se opõem às novas formas de fazer agricultura, lideradas pela Greenpeace, negam aquelas previsões repetidamente e estão contra inovações biotecnológicas" naquele setor, referem os signatários, incluindo o norte-americano Phillip Sharp, prêmio Nobel da Medicina em 1993.

A Greenpeace e outros grupos, sublinham, "têm deturpado os riscos, benefícios e impactos e apoiam a destruição de campos de ensaio e de projetos de pesquisa aprovados".

Os especialistas -- premiados em disciplinas como a Medicina, Física, Química e Economia -- exortam a organização ecologista a "reavaliar a experiência de agricultores e consumidores de todo o mundo em relação à produção e a alimentos melhorados através da biotecnologia".

Segundo os especialistas, a Greenpeace deve "reconhecer os resultados dos organismos científicos competentes e das agências reguladoras e abandonar a sua campanha contra os transgênicos em geral e em particular contra o arroz dourado".

Os prêmios Nobel reiteram que as agências reguladoras concluíram que os transgênicos "são tão seguros, ou mais, que os derivados de outros métodos de produção" e asseguram que "nunca foi detetado um caso com um resultado sanitário negativo para consumo humano".

Lamentam também a oposição da Greenpeace ao arroz dourado, que "tem o potencial de reduzir ou eliminar muitas das mortes causadas por deficiência de vitamina A, que tem maior impacto nas populações residentes em África e no sudeste da Ásia". 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 18 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 9 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

mundo Bioparc Há 15 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

lifestyle Peso Há 16 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 17 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 17 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 16 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA