Pesquisa do Ipea mostra inovação introduzida pelo PAC do Alemão

As conclusões da pesquisadora Rute Imanishi estão na publicação Vida Social e Política nas Favelas, lançada hoje (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro

© Reprodução / YouTube

Brasil Avanços 30/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Pesquisa de campo efetuada no Complexo do Alemão, conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro concluiu que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), implantado naquela região, introduziu uma inovação importante em relação a programas governamentais anteriores, ao agregar urbanização e construção habitacional.

PUB

As conclusões da pesquisadora Rute Imanishi estão na publicação Vida Social e Política nas Favelas, lançada hoje (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro. As visitas naquela área permitiram que Rute pudesse ver “o outro lado da história, que era aquele projeto do ponto de vista das organizações não governamentais (ONGs), das associações locais, do povo que estava acompanhando o projeto”.

A pesquisa mostrou como o PAC estava sendo visto pelos moradores, em relação a outras intervenções governamentais do passado. A conclusão é que o PAC inovou ao construir vários conjuntos habitacionais no entorno do Complexo do Alemão: “Juntou urbanização de favela com a construção de moradias. Isso era uma reivindicação antiga dos movimentos sociais por moradia, não só do Alemão, mas em geral, e está dentro do que se desejava dentro da política habitacional, que não é pegar a favela, remover (os moradores) e mandar para longe. É construir no entorno, dentro das áreas de favelas mesmo”, diz Rute, que é técnica de planejamento e pesquisa do Ipea.

A publicação Vida Social e Política nas Favelas reúne ainda textos de pesquisadores e professores universitários de diversas instituições que fizeram pesquisas de campo naquele agrupamento de favelas, também envolvendo políticas públicas em várias áreas, em parceria com o Instituto Raízes em Movimento, que tem sede e atuação na região.

Rute Imanishi explica que os resultados das diferentes pesquisas objetivam trazer para o governo uma informação de como os projetos se manifestam e desenvolvem no campo, agregando à visão dessas políticas a participação dos moradores do próprio local. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia