BC exige planos de recuperação mais rigorosos de bancos

Os planos são importantes para que as empresas, em situações de estresse, possam agir rapidamente, de modo a não interferir na economia real

© DR

Economia CMN 30/06/16 POR Folhapress

O Banco Central vai exigir dos grandes bancos brasileiros testes de estresse mais rigorosos e planos de recuperação que serão avaliados pela autoridade, com o objetivo de blindar a economia no caso de quebra de uma dessas instituições.

PUB

O CMN (Conselho Monetário Nacional), em resolução aprovada na reunião desta quinta-feira (30), decidiu incorporar recomendações de órgãos internacionais que normatizam a elaboração e a execução desses planos de recuperação.

Segundo Rodrigo Lara Coelho, chefe do departamento de regulação prudencial do BC, esses planos são importantes para que as empresas, em situações de estresse, possam agir rapidamente, de modo a não interferir na economia real.

As situações de estresse acontecem, principalmente, com a queda de grandes empresas, expondo bancos que possuem grande quantidade de crédito. Um exemplo é o caso recente da Oi, que protagoniza o maior processo de recuperação judicial do Brasil.

"O plano, alinhado com órgãos internacionais, preserva o patrimônio público. No caso de uma insolvência de uma instituição, ele permite que se utilize o mínimo possível de recursos públicos", afirma Coelho.

Com a nova resolução, os bancos deverão criar novos modalidades de testes de estresse, como o teste reverso. Em um teste regular, o banco cria hipóteses para avaliar o desempenho da instituição em momentos críticos. No teste reverso, o banco procura as hipóteses que levariam à quebra da instituição.

A partir desses testes, as instituições deverão criar planos de recuperação e encaminhá-los ao BC para o crivo da autoridade monetária.

"O coração dessa resolução é essa estratégia de recuperação. As normas elencam as regras que deverão ser seguidas pelos bancos em casos de estresse, como aumento de capital e de linhas de liquidez, a preparação para a venda de ativos. O importante é que a estratégia precisa ser crível", diz Coelho. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 20 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 18 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 14 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 15 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 20 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 13 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 16 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

politica Bolsonaro Há 20 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 22 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário