Hospital de Câncer de Barretos desiste de fechar unidade em SP

Fernandópolis presta serviços para mais de 95 cidades

© PixaBay

Brasil Fernandópolis 30/06/16 POR Folhapress

O Hospital de Câncer de Barretos recuou e anunciou nesta quinta (30) que não irá mais fechar a unidade de Fernandópolis (a 555 km de São Paulo) a partir de julho.

PUB

O anúncio de que a unidade seria fechada em um prazo de 30 dias foi feito no último dia 1º pelo gestor do hospital, Henrique Prata, devido à dificuldade financeira para manter as unidades de Fernandópolis e Jales sem credenciamento do governo. Cada uma das unidades tem custo mensal de cerca de R$ 500 mil.

Em Barretos, na tarde desta quinta, Prata afirmou em entrevista coletiva que a decisão de não fechar a unidade de prevenção de Fernandópolis foi tomada após obter a informação de que seria feito o credenciamento de uma das unidades. Fernandópolis presta serviços para mais de 95 cidades.

Nesta quarta-feira (29), Prata se reuniu com o presidente interino, Michel Temer (PMDB), e recebeu dele a confirmação de que haveria o credenciamento.

"Eu quero esclarecer as medidas que me levaram a falar sobre o fechamento. Foi um pedido de socorro. Faz seis anos que a unidade de Jales existe e três, a de Fernandópolis, sem credenciamento. Eu estava tentando achar caminhos para continuar com o trabalho, mas em virtude da crise, da falta de recursos, estava se tornando insustentável continuar sem o credenciamento do SUS", afirmou Prata na coletiva.

Segundo ele, com o credenciamento inicialmente da unidade de Jales, já é possível evitar o fechamento de Fernandópolis.

Inaugurado em 2013, o instituto de Fernandópolis realiza exames preventivos de câncer de colo de útero, de pele, de próstata e de boca. Por mês, são mais de 3.000 atendimentos na unidade.

Com 3.000 metros quadrados de área construída, a unidade tem inclusive um centro cirúrgico para pequenas operações e biópsias. Possui estrutura que comporta 50 mamografias e 40 ultrassons por dia, além de 20 biopsias semanais.

O instituto de Fernandópolis atua em conjunto com uma das unidades móveis do hospital, que atende a região da DRS (Departamento Regional de Saúde) 15.

ESTRUTURA

Maior instituição oncológica do país, o Hospital de Câncer de Barretos tem atualmente oito unidades no país -incluindo Fernandópolis e Jales-, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Para ter atendimento na sede, pacientes viajam até 3.000 km -incluindo de regiões como Norte e Nordeste do país. Com informações Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 16 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'