Justiça determina nova eleição para presidente na Áustria

O ecologista independente Alexander Van der Bellen venceu a votação ocorrida no dia 22 de maio com 50,3%

© Reuters

Mundo ÁUSTRIA 01/07/16 POR Folhapress

A Corte Constitucional da Áustria, a mais alta do país, determinou nesta sexta-feira (1º) que o país deve ter novas eleições para presidente.

PUB

O caso foi julgado após o Partido da Liberdade, do candidato derrotado Norbert Hofer, contestar na Justiça o resultado das eleições, afirmando que a lei foi infringida de diversas formas na maioria dos 117 distritos eleitorais onde a votação ocorreu e apontando para problemas com a triagem de votos de ausentes antes que oficiais da comissão eleitoral tivessem chegado ao local.

O ecologista independente Alexander Van der Bellen venceu a votação ocorrida no dia 22 de maio com 50,3% contra 49,7% do candidato de extrema-direita Norbert Hofer, uma diferença de 31.026 votos.

Segundo a corte, foi utilizado um padrão rigoroso para avaliar a aplicação das regras na votação. Testemunhas também reclamaram sobre irregularidades na forma como a contagem de votos foi conduzida, incluindo o processamento de votos por correspondência mais cedo do que seria usual.

O Ministério do Interior havia dito que a maioria dos votos considerados irregulares foram qualificados dessa forma por uma questão meramente técnica, enquanto cédulas ainda eram contabilizadas ou processadas antes das 9h do dia seguinte às eleições.

Segundo o órgão, até 23 mil votos teriam sido afetados, com outros 2.000 excluídos por irregularidades mais graves, como adolescentes que ainda não estavam em idade eleitoral, mas que puderam participar da votação.

A previsão é de que as novas eleições aconteçam entre os meses de setembro e outubro deste ano.

ELEIÇÕES

O tom de união dos adversários contra o partido de extrema-direita de Hofer ajudou Bellen a chegar à vitória na votação de maio. Tendo recebido 21,3% dos votos no primeiro turno, o candidato liberal, ex-líder do Partido Verde, recebeu apoio dos partidos tradicionais.

Primeiro colocado no primeiro turno, com 35,1% dos votos, Hofer usou um tom mais moderado para atrair os eleitores, dando ênfase na geração de empregos e na melhora da qualidade de vida dos austríacos.

Embora tenha aberto mão do discurso xenófobo que caracterizou seu partido, os militantes defendiam o aumento das restrições à entrada de refugiados e uma tentativa de saída da União Europeia.

Caso as novas eleições confirmem o resultado, Van der Bellen deverá tornar-se o primeiro candidato ecologista a ser eleito chefe de Estado austríaco, e o único na Europa atualmente. A posse de Bellen estava marcada para 8 de julho, quando iria suceder o social-democrata Heinz Fischer.

Assim como em outros países da Europa, o presidente da Áustria não é responsável pelo governo. Porém, a chance de vitória de um candidato de extrema-direita e anti-imigração é vista com expectativa no continente.

O resultado apertado mostra a divisão dos austríacos em relação à imigração e à permanência da União Europeia e foi um claro sinal à política tradicional. Os dois principais partidos do país não foram para o segundo turno. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 20 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 22 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 22 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 20 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 21 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 22 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 16 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 12 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 20 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida