Herói português morou em orfanato e viveu seca de gols

Nascido em Guiné-Bissau, colônia portuguesa até 1974, Éder foi criticado pela imprensa e torcedores portugueses até o jogo da final, quando se consagrou com o gol do título

© Reuters

Esporte Eurocopa 11/07/16 POR Noticias ao Minuto

"O patinho feio tornou-se bonito", disse o técnico português Fernando Santos após a vitória de Portugal contra a França na final da Eurocopa, neste domingo (10). O treinador se referia a Éderzito António Macedo Lopes, ou Éder, autor do único gol da partida, já no segundo tempo da prorrogação.

PUB

Nascido em Guiné-Bissau, colônia portuguesa até 1974, Éder foi criticado pela imprensa e torcedores portugueses até o jogo da final, quando se consagrou com o gol do título.

Atualmente no Lille, da França, o atacante de 1,90m de altura era classificado como um jogador desengonçado.

"Era visto como alguém que não sabe tratar a bola, com dificuldade de marcar gols, que só contribui por aumentar a capacidade física da equipe", afirma o jornalista português Pedro Cunha, do portal Mais Esportes.

Cresceu em um orfanato católico na cidade de Coimbra, longe dos pais que não tinham condições financeiras para sustentá-lo.

Depois de jogar em clubes menores, foi contratado pelo Sporting Braga, onde começou a se destacar e foi apelidado de "Éderbayor", pela semelhança física com o atacante togolês Emmanuel Adebayor, um de seus grandes ídolos no futebol.

Em 2013, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e teve dificuldades para manter o nível nas atuações. Passou a ser conhecido como o "patinho feio" da seleção após passagens discretas pela seleção e pelo Swansea, do País de Gales, no ano passado.

Até os quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, quando acertou o chute de fora da área que garantiu o troféu português, Éder era contestado pela torcida. Não por Cristiano Ronaldo.

"Senti que era ele que resolveria o problema", disse o atacante do Real Madrid em entrevista após o jogo à rede de televisão portuguesa RTP. Éder depois confirmou que recebeu a confiança do craque lesionado.

O gol mais importante da história de Portugal foi apenas o quarto marcado por Éderzito com a camisa do país. O suficiente para as capas dos jornais portugueses transformarem o "patinho feio" em "herói improvável". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 18 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 17 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil 01/05/24

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore 01/05/24

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 23 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna 01/05/24

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

fama Príncipe William Há 18 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 01/05/24

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

lifestyle Rosto Há 17 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!