Jamaica e Estados Unidos confirmam listas do atletismo para o Rio 2016

Por motivos diferentes, astros não alcançam índice para as provas individuais durante as seletivas, mas ainda assim garantem participação nos Jogos Olímpicos

© Getty Images/Michael Steele

Esporte astros 13/07/16 POR Notícias Ao Minuto

O quarteto que dominou os 100m rasos na última década está confirmado nos Jogos Rio 2016. Além de Justin Gatlin, que voou baixo na seletiva americana, Usain Bolt, Asafa Powell e Tyson Gay estão entre os convocados para as equipes de atletismo dos Estados Unidos e da Jamaica. A maioria das vagas ficou com os atletas mais bem classificados nas seletivas nacionais, ambas disputadas no início deste mês. Mas alguns astros tiveram problemas e dependeram de convites de suas federações.

PUB

Confira as listas dos Estados Unidos e da Jamaica

Nos Estados Unidos, Tyson Gay não conseguiu as vagas individuais da seletiva americana: ficou em 6º lugar nos 200m e em 5º nos 100m. Porém, o desempenho nos 100m o colocou entre os seis atletas inscritos no revezamento 4x100m dos Estados Unidos (dois são reservas). Justin Gatlin, Trayvon Bromell, Marvin Bracy, Mike Rodgers e Christian Coleman são os outros atletas do time.

"Significa demais para mim. Sou considerado o 'velhinho' da equipe agora", disse Tyson Gay à Associated Press. "Significa muito estar com esses caras novos e usar minhas habilidades de veterano a meu favor."

Em situação semelhante, o também jamaicano Asafa Powell ficou em 4º lugar nos 100m da seletiva nacional e não conseguiu vaga individual, mas foi um dos seis convocados para compor o time do revezamento 4x100m. Ao lado dele estão Yohan Blake, Nickel Ashmeade, Jevaughn Minzie, Kemar Bailey-Cole e a fera Usain Bolt.

Para Usain Bolt, a situação é outra. O velocista jamaicano sentiu uma lesão durante a seletiva nacional e pediu dispensa da competição. O estiramento de grau um (mais leve) na coxa esquerda se encaixa no caso de exceção médica do regulamento da Federação Jamaicana, que prevê a possibilidade de o atleta ser convidado para a equipe em casos de contusão.

Na segunda-feira, a Jamaica confirmou o convite e a participação do astro nas três provas das quais é bicampeão Olímpico: 100m, 200m e revezamento 4x100m. Antes dos Jogos Rio 2016, Usain Boltparticipa da etapa de Londres da Liga de Diamante, no dia 22 de julho.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada