Empresário brasileiro está mais otimista, diz consultoria

Brasil avançou da 26º colocação para a 23°, de um total de 36 economias

© DR

Economia melhora 17/07/16 POR Estadao Conteudo

Pela primeira vez desde janeiro de 2014 o empresário brasileiro voltou a apresentar otimismo para os próximos 12 meses, mostra o estudo International Business Report (IBR), da consultoria Grant Thornton, enviado com exclusividade ao Broadcast. No ranking, o Brasil avançou da 26º colocação para a 23°, de um total de 36 economias. Com essa posição o Brasil ainda está atrás da Argentina, México e Botswana. O primeiro da lista é a Filipinas e o último, o Japão.

PUB

Um dos indicadores que mostrou um viés mais otimista dos empresários foi em relação à incerteza econômica, que caiu de 70%, na última pesquisa realizada há três meses, para 55% no último trimestre.

"Olhando para a América Latina, sobretudo Brasil, México e Argentina, percebemos um viés mais otimista. O pessimismo que abateu essas economias principalmente em 2015 está gradualmente sendo revertido", destaca o sócio líder da área de consultoria e auditoria da Grant Thornton, Daniel Maranhão. Segundo ele, há uma perspectiva de estabilização da atividade econômica, mas outro item que tem sido refletido no otimismo do empresariado é a percepção de que as exportações devem seguir com uma tendência positiva dado o atual patamar de câmbio.

Com mais otimismo, alguns sinais de retomada do investimento começam a aparecer no País. "Percebemos isso, por exemplo, em empresa com uso intensivo de automação industrial, com o objetivo de se preparar para uma possível retomada do crescimento. Também houve um aumento na demanda por trabalhos de due diligence; o que mostra uma melhora no otimismo quanto retomada da estabilidade econômica, para alguns setores", afirma o sócio da consultoria.

A despeito da subida no ranking, Maranhão cita que a cautela ainda permanece, visto que ao cenário interno foram ainda acrescentadas outras incertezas externas, como o Brexit. "No entanto esse é o momento para as empresas continuarem a se organizar internamente e projetarem o futuro olhando para diferentes mercados e inovação", disse. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO 15/05/24

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

fama Acidente Há 23 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Saúde Há 2 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 23 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

fama SILVIO-LUIZ Há 20 Horas

Silvio Luiz está intubado e com ventilação assistida, segundo boletim médico

fama KÉFERA-BUCHMANN Há 18 Horas

Kéfera alerta seguidores sobre mau estado de doações

esporte Luto Há 22 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

mundo Espanha Há 18 Horas

Dono é obrigado a pagar contas de casa invadida por 5 anos na Espanha

economia PIS-PASEP Há 19 Horas

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho