França nega que haja plano de atentado durante Olímpiada no Rio

O alerta veio a público na última terça-feira, mas havia sido divulgado no dia 26 de maio pelo chefe da Direção de Informação Militar (DRM) - um dos serviços secretos da França

© Ricardo Moraes/Reuters

Mundo alarme 20/07/16 POR Estadao Conteudo

O governo francês encaminhou ao Ministério da Defesa do Brasil um documento no qual reconhece ser "falsa" a informação que constava do alerta dado sobre a possibilidade de ocorrência de um atentado terrorista contra a delegação da França, durante a realização dos Jogos Olímpicos, que serão realizados de 5 a 21 de agosto.

PUB

O alerta veio a público na última terça-feira, mas havia sido divulgado no dia 26 de maio pelo chefe da Direção de Informação Militar (DRM) - um dos serviços secretos da França -, o general Christophe Gomart, à Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os atentados de 13 de novembro em Paris e Saint-Denis. De acordo com as informações divulgadas aos parlamentares, naquela época, o ataque seria cometido por um brasileiro, chamado Davi, que seria ligado ao grupo jihadista Estado Islâmico, que teria como o alvo a delegação francesa.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que o diretor de Inteligência Militar da França justificou que "não é verdadeira" a informação de que "um brasileiro, supostamente vinculado ao Estado Islâmico, estaria planejando um atentado contra a delegação francesa durante os Jogos Rio 2016".

Segundo informações repassadas ao Brasil, pela embaixada francesa, o Diretor de Inteligência Militar da França não chegou transmitir aos serviços de inteligência brasileiro a possibilidade porque checou a informação junto com as demais agências francesas e verificou que ela era "falsa".

ABIN - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) distribuiu uma nota nesta terça-feira informando que "todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo". Na nota, a Abin informa ainda que, na análise das informações recebidas em relação a ameaças, "muitas são descartadas" e "as que merecem atenção são exaustivamente investigadas".

Segundo a agência, "devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 - Inteligência, Segurança Pública e Defesa".

A intenção da divulgação da nota é tentar tranquilizar atletas, turistas, demais países que estarão presentes com suas delegações no Brasil, além da população em geral, sobre o empenho do governo brasileiro na avaliação de todo e qualquer risco e demonstrar o reforço que foi dado ao setor. "Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento", prossegue a nota da Abin. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 15 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 14 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 18 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 17 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Ataque Há 14 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 9 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)