Uber passará a aceitar dinheiro a partir da próxima semana em SP

Há cerca de dois meses, os aplicativos foram regulamentados por decreto pelo prefeito Fernando Haddad (PT)

© DR

Brasil Transporte 22/07/16 POR Folhapress

A partir da próxima sexta-feira (29), os motoristas do aplicativo Uber -que conecta motoristas particulares a passageiros- passarão a aceitar dinheiro como forma de pagamento em São Paulo. Hoje, o serviço só oferece a opção de cartão crédito.

PUB

Há cerca de dois meses, os aplicativos foram regulamentados por decreto pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

A empresa, que atua na capital paulista desde o fim de 2014, já aceita dinheiro em capitais do Nordeste -Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE)- e em Belo Horizonte (MG).

Desde que chegou a São Paulo, o Uber é alvo de protestos de taxistas, que acusam a companhia de promover concorrência desleal, já que os motoristas não pagam as mesmas taxas à prefeitura e não precisam de licença para funcionar (alvará), como os motoristas de táxi. A aceitação de dinheiro era, até então, um diferencial dos taxistas.

Segundo Fabio Sabba, porta-voz do Uber no Brasil, a decisão pela nova forma de pagamento em São Paulo ocorreu depois da experiência no Nordeste.

"Constatamos que 60% das pessoas que acessavam o aplicativo paravam de fazer o cadastro na hora de incluir a forma de pagamento", disse Sabba.

Segundo ele, a opção deixará a plataforma mais acessível, já que poderá optar pela nova forma de pagamento assim que solicitar o motorista pelo smartphone.Com a mudança, o motorista terá o dinheiro logo após o fim da viagem, diferentemente dos pagamentos pelo cartão, que só entram na conta uma semana depois. "Isso aumentará o grau de satisfação dos motoristas também", disse.

Cada motorista do Uber tem um desconto que varia de 20% (categoria black, mais luxuosa) a 25% (categoria X, mais barata). O desconto sobre a viagem paga em espécie será aplicado nos depósitos semanais feitos aos motoristas.

A gestão Haddad estuda junto com os aplicativos de transporte individual uma maneira de incluir como forma de pagamento o Bilhete Único, que serve para ônibus, trens e metrô.

CREDENCIAMENTO

O Uber - que antes atuava por meio de liminares na Justiça - só teve seu credenciamento formalizado na última terça-feira (19). Com isso, ele passa a ser considerado operadora de tecnologia de transportes para transporte individual de passageiros e a atuar de forma legal.

Com o credenciamento, a prefeitura poderá cobrar da empresa os R$ 0,10 por quilômetro rodado previstos no decreto. Esse valor pode variar de acordo com locais e horários.

A cobrança foi a maneira encontrada pela administração para ter controle da quantidade de viagens e números de carros nas ruas e garantir uma contrapartida à cidade pelo uso do viário. Os valores relacionados ao período que a empresa atuou na cidade sem estar credenciada serão cobrados retroativamente. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 13 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 15 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 15 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 14 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 16 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 15 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 13 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos