Serra confirma 45 chefes de Estado na abertura da Rio 2016

Segundo o ministro das Relações Exteriores, líderes de países como França, Argentina e Itália garantiram presença nos Jogos Olímpicos do Rio

© Reuters

Política Olimpíadas 24/07/16 POR Folhapress

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou neste sábado (23) a presença na abertura da Olimpíada de cinco chefes de Estado: os presidentes François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Horacio Cartes (Paraguai), além do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

PUB

Segundo o ministro, 45 chefes de estado garantiram presença nos Jogos Olímpicos do Rio.

No início desta tarde, Serra visitou o Palácio do Itamaraty, no centro do Rio, que será local de um encontro dos chefes de Estado no dia da cerimônia de abertura, 5 de agosto.

De acordo com a assessoria do Itamaraty, cada autoridade chegará ao palácio no centro do Rio em sua própria comitiva. E, de lá, todos os líderes sairão em um comboio coletivo para a cerimônia de abertura do estádio do Maracanã. O mesmo procedimento vai se repetir no dia do encerramento dos Jogos.

Este protocolo de recepção das autoridades é definido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e também foi adotado nas olimpíadas de Londres, em 2012, e Pequim, em 2008.

Serra não deu detalhes do esquema de segurança que será montado para o deslocamento das autoridades. "Todas as forças de segurança estão mobilizadas, as policias locais, a Polícia Federal e a Forcas Armadas. Mobilização que eu considero impressionante: a maior da nossa historia".

O ministro expressou confiança no esquema de segurança da Rio 2016. Mas reconheceu que "nenhum lugar do mundo está imune" à ameaça do terrorismo."O fenômeno da violência do Estado Islâmico é uma espécie de doença que tá acometendo o mundo. É realmente triste, surpreendente e precisa ser enfrentada. Tem lugares que estão mais ou menos (ameaçados), mas nós temos que atuar", disse o ministro, que elogiou a operação da Polícia Federal que resultou na prisão de 13 suspeitos de terrorismo.

"Alerta o mundo inteiro fica. Se temos um evento como a Olimpíada, ficamos duplamente alertas. Mas a perspectiva é de segurança e tranquilidade", concluiu Serra. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 2 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC 02/05/24

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie