Artistas começam a desocupar prédio da Funarte em São Paulo

No dia 19, o grupo foi informado que teria 15 dias para deixar a instalação gerida pelo Ministério da Cultura

© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Brasil saindo 25/07/16 POR Folhapress

Os cartazes contra o governo interino de Michel Temer (PMDB) continuam firmes nas paredes da sede paulista da Funarte (Fundação Nacional das Artes), mas os artistas andam menos perseverantes. Os coletivos que tomaram o prédio em 17 de maio já começaram a desocupação imposta pela Justiça. No dia 19, o grupo foi informado que teria 15 dias para deixar a instalação gerida pelo Ministério da Cultura.

PUB

A reportagem esteve na representação da Funarte na segunda (25), dia em que a Polícia Federal desocupou outro prédio do MinC, o Palácio Capanema, no centro do Rio.

Tadeu de Souza, coordenador da representação da Funarte em São Paulo, diz que "algumas pessoas já se foram". A reportagem constatou que que o segundo andar do prédio na alameda Nothmann, em Campos Elíseos (região central de São Paulo), já não serve mais como dormitório.

De acordo com uma porta-voz da ocupação identificada como Camila, os artistas estão saindo "cada um a seu tempo" e, até a conclusão do prazo estabelecido pela Justiça, "todos terão deixado o prédio".A organização do movimento não soube informar o número de manifestantes que ainda estão alojados na Funarte. Na tarde de segunda, havia aproximadamente 30 pessoas das dependências do prédio.

Enquanto a ocupação nos moldes de residência tem prazo para acabar, a ocupação artística deve prosseguir. O grupo manterá atividades culturais no local, segundo o coordenador da representação da fundação. "A Funarte serve para isso mesmo, para atender esse tipo de demanda [receber artistas e atrações]", diz Souza.

Camila confirma que a organização da ocupação prepara um documento com propostas para gestão coletiva da área artística da Funarte de São Paulo.

FERRUGEM

A desocupação da Funarte e do Palácio Capanema contradiz afirmações do ministro da Cultura Marcelo Calero. Calero havia garantido que a pasta não pediria reintegração de posse das ocupações contrárias à sua gestão.

A intervenção da Justiça foi solicitada pela Funarte em pedido de liminar enviado pela Advocacia-Geral da União em 9 de julho. De acordo com a fundação, os coletivos seriam responsáveis por depredações à instituição.

Camila nega atos de vandalismo. Ela afirma que, quando chegaram à Funarte, os artistas encontraram instalações que já estavam deterioradas -como escoras de pia enferrujadas e espelhos apoiados com cortiça e prego". Ressalta ainda que, em um local que não está habituado a receber grande público e com manutenção precária, é esperado que haja atrações com até mil pessoas causem alguns prejuízos "devido ao desgaste natural".

Segundo outro porta-voz identificado como Lourival, houve mais de 300 atividades de artistas que ali se estabeleceram nos últimos dois meses, o que levou um público "nunca antes visto" à Funarte. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula