8 dicas eficazes para cortar consumo de calorias ao longo do dia

Os alimentos saudáveis que ingere diariamente podem ser mais calóricos do que pensa

© DR

Lifestyle Rotina 26/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Algumas mudanças na alimentação diária podem fazer toda a diferença no total de calorias ingeridas diariamente. Prova disso são os sucos verdes que muitas pessoas ingerem ao café da manhã.

PUB

Para um copo pequeno ou médio de suco, é comum juntar um ou dois pedaços de fruta, outro de vegetais, uma fonte de proteína (frutos secos ou iogurte grego) e ainda algumas sementes ou superalimentos. No final temos uma bebida com cerca de 500 calorias (e muito açúcar) que nem sempre é saciante e que se fosse consumida em um prato não só aumentaria a sensação de saciedade como possivelmente levaria à exclusão de alguns alimentos.

Para além de ‘comer os sucos matinais’, a revista Prevention recomenda ainda mastigar todos os alimentos. Esqueça os sucos de fruta, os iogurtes ou os líquidos, opte por alimentos no seu estado natural (como frutas) e mastigue-os pausadamente, uma técnica que ajuda a controlar a fome e a reduzir a ingestão de alimentos.

E nas festas e happy hours, é bom ter alguns cuidados na escolha das bebidas alcoólicas. Como lhe dissemos aqui, existem bebidas mais calóricas do que outras e vale a pena pensar nisso quando for consumir mais do que o recomendado.

Trocar as bebidas açucaradas e gaseificadas por águas aromatizadas é outra forma de cortar logo mais de 200 calorias por dia. Mas cozinhar em casa também faz com que o consumo de calorias seja menor do que quando as refeições são feitas em restaurantes.

Evitar ficar muitas horas sem dormir também é eficaz na hora de controlar as calorias ingeridas, uma vez que as pessoas que dormem menos tendem a fazer mais refeições ao longo do dia e a correr um risco maior de obesidade – isto também porque a escolha dos alimentos acaba por ser quase sempre incorreta.

De acordo com a publicação, aderir à moda da exclusão da carne uma vez por semana também ajuda a cortar no consumo de calorias sem que os nutrientes fiquem em causa. Os cogumelos são uma excelente fonte proteica e muito reduzida no que toca a calorias.

Cozinhar o arroz no vapor ajuda a reduzir as calorias ingeridas e optar por uma alimentação consciente e que pensa no planeta e na própria saúde é também uma forma de reduzir a ingestão calórica, uma vez que a pessoa tende a optar por mais vegetais e legumes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Câncer 11/05/24

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Lifestyle Autoaceitação 11/05/24

Os benefícios (inacreditáveis) de sentir vergonha!