Em maior onda de demissões, MinC exonera cúpula da Cinemateca

Estão na lista de demitidos, 21 integrantes da secretaria-executiva do ministério, coordenadores de programas e assessores de gabinete

© Divulgação

Política CULTURA 26/07/16 POR Folhapress

Na manhã desta terça (26), o Ministério da Cultura exonerou 70 funcionários em cargos de comissão na pasta, incluindo toda a cúpula da Cinemateca. O anúncio foi publicado no "Diário Oficial".

PUB

Trata-se da maior onda de demissões feitas pela gestão de Marcelo Calero, que assumiu o ministério em maio, durante o governo Temer.

Estão na lista de demitidos, por exemplo, 21 integrantes da secretaria-executiva do ministério, coordenadores de programas e assessores de gabinete. O maestro Wagner Tiso, que dirigia o Museu Villa-Lobos, no Rio, foi um dos exonerados.

A atitude de Calero acompanha tendência das outras pastas do governo federal, que tem enxugado nomes ligados à administração de Dilma Rousseff.

CINEMATECA

Na Cinemateca foram dispensados a coordenadora-geral da instituição, Olga Futemma, além dos outros membros da diretoria: Alexandre Myazito, Nancy Hitomi Korim, Adinael Alves de Jesus e Daniel Oliveira Albano. Todos detinham cargos comissionados, contratados antes de Calero assumir.

A Cinemateca é a entidade responsável pela preservação do acervo audiovisual brasileiro e já chegou a contar com cerca de 150 funcionários até 2013. Hoje, são em torno de 30 -todos ocupando cargos técnicos e admitidos por meio de um contrato com a Acerp, organização social que atualmente gere as contratações no órgão.

O contrato desses outros funcionários também vale até dezembro, caso não seja renovado.

Sem os cinco quadros da cúpula, "a Cinemateca para", relatou à reportagem um dos 30 remanescentes, contratado via Acerp, que pediu para não ser identificado. "Não há ninguém para assinar os protocolos", disse.

Segundo ele, a notícia "causou surpresa" em todos os membros da entidade, incluindo os que faziam parte da diretoria. "O ministro veio aqui na Cinemateca com o secretário do Audiovisual há alguns dias e não disse nada sobre essa hipótese da exoneração."

A entidade vive um impasse desde 2013, durante a gestão de Marta Suplicy no MinC. Até então, a Cinemateca era gerida com apoio da SAC (Sociedade Amigos da Cinemateca), entidade sem fins lucrativos. A organização era responsável pela contratação da maior parte dos funcionários, em regime de pessoa jurídica.

Mas os repasses à SAC foram congelados em fevereiro daquele ano, quando a Controladoria-Geral da União abriu uma auditoria para investigar o convênio e a prestação de contas entre a pasta e a entidade, que movimentou cerca de R$ 105 milhões. No auge da crise, em 2014, a biblioteca da instituição foi fechada, assim como uma das salas de projeção de filmes. Houve demissões, troca-troca de diretores, e a própria atividade de preservação dos filmes foi comprometida.

O congelamento fez com que o ministério tivesse de recorrer a manobras para manter a Cinemateca em funcionamento. Recorreu então ao modelo das OS, entidades privadas que fazem contratos de gestão com o governo e têm autonomia administrativa.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Cultura. A assessoria da pasta informou que as exonerações fazem "parte de uma política de reestruturação" do MinC e que mais informações seriam prestadas em breve.

Desde que Calero assumiu o ministério, houve troca de comando em diversos dos órgãos ligados ao MinC que estavam ocupados por funcionários ligados a Juca Ferreira, ministro do governo Dilma.

O ministério informou que soltará uma nota em breve explicando as exonerações.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 14 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 13 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 12 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 13 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 8 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

fama Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

esporte Luto Há 5 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

lifestyle Dicas de lavandaria Há 13 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina

fama LUISA-MELL Há 9 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul