5 coisas que as pessoas viciadas em sol devem saber

Pegar sol é benéfico para a saúde, mas é preciso tomar certos cuidados

© DR

Lifestyle BRONZE 26/07/16 POR Notícias Ao Minuto

A exposição solar é muito benéfica ao corpo, por causa da vitamina D que fornece ao corpo, mas exige muitos cuidados – como evitar as horas de mais calor e aplicar todos os dias e várias vezes protetor solar na pele exposta. Mas também é preciso ter atenção para não se viciar na exposição solar - devido a um desejo de ter a pele sempre morena.

PUB

Pensando nos ‘viciados’ em exposição solar, o jornal espanhol El Mundo falou com Ángel Pizarro, responsável da Unidade de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Melanoma da Clínica Dermatológica Internacional que revela as cinco coisas que estas pessoas devem saber:

1. É preciso evitar a exposição solar prolongada a meio do dia – entre as 12h e às 17h;

2. O uso de protetores solares não lhe impede de ficar com a pele morena – e é importante que aplique sempre um protetor solar com pelo menos fator 30, para se proteger dos raios UVA e UVB, e que vá reaplicando com frequência ao longo do dia, especialmente se está na praia ou piscina e mesmo que vá à água;

3. Deve completar a proteção solar com um suplemento farmacológico – “devem conter extrato de samambaia polypodium leucotomos e chá verde. Ambos oferecem proteção adicional para a pele quando exposta ao sol. Além disso, retarda o aparecimento da tonalidade avermelhada, de que procura fugir", destaca Pizarro.

4. Fazer uma dieta rica em frutas e verduras – que por fornecerem nutrientes, vitaminas e minerais ao corpo ajudam a pele a defender-se dos danos provocados pelos raios solares. Mas o especialista alerta que é preciso ter alguma precaução no verão com a ingestão de frutas cítricas e sucos que o incluem, pois contêm psoralenos e feocumarinas que induzem a fotossensibilidade.

5. É preciso hidratar bem a pele. Além do creme habitual, o especialista recomenda a aplicação de leites e cremes ‘pós sol’, pois além dos agentes emolientes, têm propriedades vasonconstrutoras e calmantes "que nos vão ajudar a sentir mais confortáveis se a exposição aos raios UV foi excessiva naquele dia", conclui Ángel Pizarro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Ozempic Há 22 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

Lifestyle Signos Há 21 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Saúde Há 10 Horas

Sintoma de indigestão que pode ser semelhante a um ataque cardíaco

Lifestyle Saúde 03/05/24

As doenças que mais matam no mundo hoje - e como preveni-las